Home Últimas Notícias Secretaria de Agricultura debate ações para descarbonizar frotas com biometano
Últimas Notícias

Secretaria de Agricultura debate ações para descarbonizar frotas com biometano

Compartilhar

 Objetivo do encontro foi buscar energias renováveis originadas do biometano proveniente da decomposição de matéria orgânica na produção agrícola 

O secretário executivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, recebeu, nesta quarta-feira (04/10), a diretora de estratégia e inteligência da INVESTE SP, Marília Garcez. Durante o encontro, foram debatidas alternativas que possam favorecer a transição energética e o incentivo à utilização do biometano para abastecer as cadeias de energia, gás, transportes e indústria.

No Estado de São Paulo, o setor que mais polui é o de transportes e logística, gerando altos índices de emissão de gases de efeito estufa. “A ideia é fomentar este novo mercado, de forma a impulsionar políticas para produção e distribuição de biogás”, ressalta Garcez.

A SAA debateu a possibilidade de financiar taxas tributárias das frotas não poluentes, zerar IPVA e, até mesmo, conceder a permissão para usar o crédito acumulado do ICMS a fim de incentivar investimentos, reverberando em maiores ofertas e demandas ao setor.

“Vamos conceder benefícios por meio de projetos pilotos e estabelecer metas de redução de carbono. Vamos mapear rodovias, investir em infraestrutura, crédito e regulamentação ambiental para dar segurança jurídica aos investidores para explorarem o produto, oferecendo certificação e rastreabilidade”, afirmou Piai.

Para dar a dimensão do potencial do biocombustível, a previsão da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) é que a geração de energia a partir de biogás cresça cerca de 30% ao ano no país.

Na reunião também foi apontado o interesse de incluir recursos da iniciativa privada ao Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) para facilitar o acesso ao crédito aos pequenos e médios produtores.

Participaram da reunião Daniel Aigner de Miranda, assessor técnico FEAP e Alberto Amorim, coordenador de assessoria técnica

Compartilhar
Artigo Relacionado
AgrícolaPopularÚltimas Notícias

Planejamento técnico é o primeiro passo para o sucesso da irrigação por gotejamento na cana

Especialistas destacam que diagnóstico, plano diretor e manejo adequado são fundamentais para...

Últimas Notícias

Zeg Biogás e BioAroeira inauguram planta pioneira de biometano em MG

Na última sexta-feira (17), foi inaugurada a primeira produtora de biometano de...

Últimas NotíciasOpinião

Açúcar: Voos às cegas: manual da falta de risco

Mais uma semana de colapso em Nova York. O açúcar fechou cotado...

Últimas Notícias

“Etanol não pode ser tratado como moeda de troca em negociações”, dizem entidades

Em meio às tratativas entre Brasil e Estados Unidos, a União da Indústria...