Home Últimas Notícias Segurança jurídica é pré-requisito para Brasil liderar transição verde, diz Roberto Rodrigues
Últimas Notícias

Segurança jurídica é pré-requisito para Brasil liderar transição verde, diz Roberto Rodrigues

Compartilhar

O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues afirmou nesta segunda-feira, 31, que a segurança jurídica no campo é uma condição essencial para que o Brasil assuma um papel de liderança global na produção sustentável de alimentos e energia.

Segundo ele, o agronegócio brasileiro pode protagonizar a transição verde mundial, mas isso exige estrutura legal estável e proteção à propriedade rural.

“Nem a melhor estratégia de transição energética vai avançar se não tivermos segurança jurídica no campo”, disse Rodrigues durante a abertura do 5º Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA), em São Paulo.

Ele citou como ameaça à estabilidade institucional o risco de invasões de terra no chamado “Abril vermelho”, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e outros movimentos sociais. “O campo precisa de paz para atrair investimentos e cumprir seu papel ambiental”, disse.

Rodrigues também alertou para a combinação de fatores que, segundo ele, ameaçam a democracia e o comércio internacional. “Vivemos um momento em que quatro fantasmas atravessam continentes: insegurança climática, transição energética desordenada, desigualdade social e crise da governança multilateral”, afirmou.

Ele ainda complementou: “O Brasil é o único país da faixa tropical que conseguiu montar um sistema de produção sustentável e competitivo. Cabe a nós liderarmos uma resposta estratégica global”.

O ex-ministro destacou o papel do G20 na articulação de uma agenda ambiental liderada por países tropicais. Para ele, é preciso aproveitar a visibilidade internacional e o reconhecimento da produção de baixo carbono brasileira para criar um modelo replicável.

“O futuro da produção e da paz está aqui”, resumiu Rodrigues, que também é professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV). “Mas só ocorrerá se o Direito funcionar”, concluiu.

Agência Estado/Gabriel Azevedo

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Incêndio atinge usina da Atvos em Nova Alvorada do Sul (MS)

Chamas chegaram às esteiras de bagaço de cana-de-açúcar; fogo foi controlado pela...

raízen
Últimas Notícias

Raízen reconhece “incerteza significativa” sobre continuidade operacional

A Raízen informou em suas demonstrações financeiras do terceiro trimestre da safra 2025/26 que...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen registra prejuízo de R$15,6 bilhões no 3T 25/26

Moagem da Raízen soma 70,3 mi t na safra, recua 9,3%, e...

Últimas Notícias

Fim do risco sacado (e não o E2G) explica disparada na dívida da Raízen

Empresa já trocou R$ 10,9 bilhões em operações de risco sacado por...