Home Últimas Notícias Segurança jurídica é pré-requisito para Brasil liderar transição verde, diz Roberto Rodrigues
Últimas Notícias

Segurança jurídica é pré-requisito para Brasil liderar transição verde, diz Roberto Rodrigues

Compartilhar

O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues afirmou nesta segunda-feira, 31, que a segurança jurídica no campo é uma condição essencial para que o Brasil assuma um papel de liderança global na produção sustentável de alimentos e energia.

Segundo ele, o agronegócio brasileiro pode protagonizar a transição verde mundial, mas isso exige estrutura legal estável e proteção à propriedade rural.

“Nem a melhor estratégia de transição energética vai avançar se não tivermos segurança jurídica no campo”, disse Rodrigues durante a abertura do 5º Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA), em São Paulo.

Ele citou como ameaça à estabilidade institucional o risco de invasões de terra no chamado “Abril vermelho”, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e outros movimentos sociais. “O campo precisa de paz para atrair investimentos e cumprir seu papel ambiental”, disse.

Rodrigues também alertou para a combinação de fatores que, segundo ele, ameaçam a democracia e o comércio internacional. “Vivemos um momento em que quatro fantasmas atravessam continentes: insegurança climática, transição energética desordenada, desigualdade social e crise da governança multilateral”, afirmou.

Ele ainda complementou: “O Brasil é o único país da faixa tropical que conseguiu montar um sistema de produção sustentável e competitivo. Cabe a nós liderarmos uma resposta estratégica global”.

O ex-ministro destacou o papel do G20 na articulação de uma agenda ambiental liderada por países tropicais. Para ele, é preciso aproveitar a visibilidade internacional e o reconhecimento da produção de baixo carbono brasileira para criar um modelo replicável.

“O futuro da produção e da paz está aqui”, resumiu Rodrigues, que também é professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV). “Mas só ocorrerá se o Direito funcionar”, concluiu.

Agência Estado/Gabriel Azevedo

Compartilhar
Artigo Relacionado
AçúcarÚltimas Notícias

Preços do açúcar pressionados pela fraqueza do petróleo bruto e do real brasileiro

Os preços do açúcar encerraram a sexta-feira em baixa, com o contrato...

Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...