Home Últimas Notícias Senai MS desenvolve hidrogênio renovável a partir de resíduos da cana
Últimas Notícias

Senai MS desenvolve hidrogênio renovável a partir de resíduos da cana

Compartilhar

Projeto utiliza tecnologia para converter subprodutos da indústria sucroenergética em hidrogênio limpo

O Instituto Senai de Inovação em Biomassa, em Três Lagoas (MS), está conduzindo a pesquisa “H2filter” para desenvolver hidrogênio renovável a partir de resíduos da indústria sucroenergética, utilizando tecnologia alemã. O projeto, em parceria com a Adecoagro e com financiamento da Embrapii e do BNDES, conta também com o apoio técnico do Instituto Fraunhofer Umsicht da Alemanha.

A pesquisa busca aproveitar subprodutos da cana-de-açúcar, como palha, bagaço e torta de filtro prensa, para produzir hidrogênio limpo. Segundo a pesquisadora Vivian Vazquez Thyssen, o projeto visa transformar esses resíduos em hidrogênio de maneira eficiente e sustentável, contribuindo para a economia circular.

A tecnologia de conversão de resíduos empregada é a Reforma Termo-Catalítica (TCR), desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer Umsicht, que permite converter biomassa residual em hidrogênio renovável, combustíveis sintéticos e biofertilizantes. O processo também ajuda a descarbonizar a indústria, promovendo sustentabilidade ambiental.

O laboratório em Três Lagoas está realizando testes e validações iniciais em escala de laboratório, com o objetivo de adaptar a tecnologia às condições regionais e, futuramente, escalá-la para a produção industrial. O hidrogênio renovável tem benefícios ambientais e econômicos, como a redução de emissões de carbono, a segurança energética e a criação de novas oportunidades no setor sucroenergético.

Compartilhar
Artigo Relacionado
A retomada da economia esperada para até o final de 2020, com o reequilíbrio do preço do petróleo no mercado mundial e um cenário construtivo de preço para a gasolina ao final da safra canavieira, pode estimular o preço de etanol para o final ano.
Últimas Notícias

Delta Energia anuncia novo diretor de Biocombustíveis para acelerar sua estratégia nesse segmento

Daniel Goulart assume a liderança da área de negócios para impulsionar a...

Últimas Notícias

ANP identifica falhas que levaram funcionário da usina Lins à morte

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) identificou quatro...

Últimas Notícias

Usina da Adecoagro é multada em R$ 12 milhões por incêndio em canavial

Um incêndio de grandes proporções em um canavial, que provocou pânico e...

CBios
Últimas Notícias

Mercado de CBios mostra recuperação, mas excesso de oferta mantém preços sob pressão

Preços médios dos Cbios no ano-meta 2025 estão em R$ 63,3 por...