Home Últimas Notícias Setor Bioenergético participa de reunião do Grupo Técnico de Transição da Agricultura do Governo Federal
Últimas Notícias

Setor Bioenergético participa de reunião do Grupo Técnico de Transição da Agricultura do Governo Federal

Foto/Divulgação
Compartilhar

O presidente da SIAMIG e do Fórum Nacional Sucroenergético, Mário Campos, esteve presente na Reunião do Grupo Técnico de Transição da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Federal, que aconteceu nesta terça-feira (29/11), em Brasília.

A reunião também contou com importantes nomes do setor bioenergético, como o presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe, o Presidente Executivo da Unem – União Nacional do Etanol de Milho, Guilherme Nolasco; o presidente da Unica, Evandro Gussi; o presidente do Sifaeg, André Rocha; o presidente da Novabio, Renato Cunha; Rafael Abud, CEO da FS — Fueling Sustainability, dentre outros representantes de entidades como a Abiove, Ubrabio, Aprobio, além dos membros da equipe de transição, senadores Kátia Abreu e Carlos Fávaro, o deputado Neri Geller e o ex-ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto.

No documento enviado pelo Fórum Nacional Sucroenergético, foram citados pontos importantes envolvendo o governo e o setor. O setor defende o retorno da tributação de PIS/Cofins e CIDE nos combustíveis, tendo em vista que a desoneração prejudicou a competitividade do etanol frente à gasolina; e o retorno da TEC sobre a importação de etanol, “atualmente o etanol importado dos EUA — principal fornecedor para o mercado brasileiro – pode entrar no Brasil sem tarifa, medida que vale até 31/12/2022. Pode haver pressão dos americanos para a manutenção desse status. No entanto, além de prejudicar fortemente os estados do Nordeste, a contrapartida para o açúcar não existe, com taxação que inviabiliza a entrada do produto brasileiro extra cota naquele mercado”, destacou o FNS.

O Fórum também defendeu a necessária participação efetiva do Ministério em órgãos colegiados a exemplo do CNPE – Conselho Nacional de Política Energética; Comitê Renovabio; CONTRAN — Conselho Nacional de Trânsito.

Foram defendidos, também, o protagonismo do MAPA na restauração das normas iniciais do Renovabio e CBIOs, em especial a revogação do Decreto MME nº 1.114/22 e que o novo governo estimule programas do Ministério para o incremento da irrigação de canaviais com vistas a produção de energia e biocombustível.

Informações Siamig e Udop

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Brasil não pode ser acusado de causar excesso de oferta global de açúcar, diz Datagro

Segundo Plinio Nastari, produção brasileira de açúcar se manteve estável nos últimos...

Últimas Notícias

Pesquisadores da USP defendem etanol e biodiesel como caminho mais rápido para substituir gasolina e diesel no Brasil

Documento elaborado por especialistas da Escola Politécnica propõe ampliação do uso de...

DestaqueÚltimas Notícias

Safra 2026/27 pode alcançar 629,9 milhões de toneladas no Centro-Sul após queda na moagem em 2025/26

Relatório mais recente do Pecege aponta recuperação da produtividade agrícola, avanço do...

OpiniãoDestaquePopularÚltimas Notícias

Especial RH: O que atrofia a agilidade e a eficiência nas empresas?

Como fazer para a empresa ser mais ágil e eficiente?   por Renato...