Home Últimas Notícias Setor sucroenergético perdeu figuras importantes no último domingo
Últimas Notícias

Setor sucroenergético perdeu figuras importantes no último domingo

Compartilhar

No início dessa semana, o setor sucroenergético perdeu duas figuras relevantes. No domingo (15), a ASSOCAP (Associação dos Fornecedores de Cana de Capivari) comunicou o falecimento de Antonio Fernando da Costa Girardi devido a um mal súbito em uma rodovia na região de Agudos, SP. Fernandinho, como era conhecido, foi produtor rural, agrônomo e vice-presidente da ASSOCAP.

A SBCS (Sociedade Brasileira de Ciência do Solo) comunicou o falecimento do engenheiro agrônomo, Bernardo Van Raij, aos 84 anos, ocorrido também no último domingo (15), em Campinas (SP).

Bernardo era paranaense de Ponta Grossa e foi engenheiro agrônomo formado pela UFRRJ. Além de uma carreira intensa, dedicada à ciência do solo no Instituto Agronômico de Campinas (IAC) desde 1970, Bernardo sempre se empenhou no fortalecimento da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Sócio desde 1963, membro do Conselho Diretor, ocupou o cargo de 2º vice-presidente de 1973-1975. Em 1982, presidiu a Comissão Organizadora da XV Reunião Brasileira de Fertilidade Do Solo.

Em 1976, participou do grupo instituído para criar a Revista Brasileira de Ciência do Solo (RBCS) da qual foi redator assistente. Este ano, em agosto, durante o Solos Floripa 2023, Bernardo van Raij foi homenageado com o título de sócio honorário da SBCS.

Bernardo van Raij escreveu livros e artigos que são referência para a Ciência do Solo brasileira na área de Fertilidade do Solo, e deu contribuições inestimáveis ao desenvolvimento de métodos de análises de solo e plantas, visando aprimorar a diagnose nutricional e as recomendações de adubação.

Em grupo do WhatsApp, Raffaella Rossetto, pesquisadora do IAC, lamentou a morte do colega do IAC. “Um pesquisador que deixa um legado para a ciência do solo, em sua contribuição no entendimento do uso do gesso, das análises de P por resina, do cálculo da calagem e tantas outras contribuições. Bernardo era uma gentileza de pessoa, um verdadeiro gentleman. Aprendi muito com ele. Deixa um grande vazio em todos os que conviveram com ele”, disse.

Em seu perfil no Instagram, a SBCS, cumprimentou seus familiares, amigos e colegas “reconhecendo o grande legado deixar pelo Dr. van Raij à ciência do solo no Brasil.”

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Incêndio atinge usina da Atvos em Nova Alvorada do Sul (MS)

Chamas chegaram às esteiras de bagaço de cana-de-açúcar; fogo foi controlado pela...

raízen
Últimas Notícias

Raízen reconhece “incerteza significativa” sobre continuidade operacional

A Raízen informou em suas demonstrações financeiras do terceiro trimestre da safra 2025/26 que...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen registra prejuízo de R$15,6 bilhões no 3T 25/26

Moagem da Raízen soma 70,3 mi t na safra, recua 9,3%, e...

Últimas Notícias

Fim do risco sacado (e não o E2G) explica disparada na dívida da Raízen

Empresa já trocou R$ 10,9 bilhões em operações de risco sacado por...