Home Destaque Simpósio Nacional da Síndrome da Murcha da Cana-de-Açúcar será realizado em Ribeirão Preto
DestaqueÚltimas Notícias

Simpósio Nacional da Síndrome da Murcha da Cana-de-Açúcar será realizado em Ribeirão Preto

Compartilhar

O Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), em Ribeirão Preto (SP), sediará no dia 30 de setembro de 2025 o I Simpósio Nacional da Síndrome da Murcha da Cana-de-Açúcar (SMC). O evento, inédito no Brasil, reunirá universidades, centros de pesquisa, produtores e empresas de defensivos químicos e biológicos para discutir estratégias de combate à síndrome.

As inscrições já estão abertas, com preços promocionais no primeiro lote, pelo link: Sympla.

Síndrome da Murcha da Cana: ameaça à produtividade

A Síndrome da Murcha da Cana-de-Açúcar tem causado prejuízos bilionários ao setor sucroalcooleiro, com impactos que vão do campo à indústria. O principal sintoma é o murchamento dos colmos, que compromete a produtividade e a qualidade da cana.

Nas últimas safras, algumas regiões relataram perdas de até 45% na produção de determinados canaviais. A SMC é causada por diversos agentes patogênicos, incluindo os fungos Pleocyta sacchari, Fusarium spp. e Colletotrichum falcatum, além de fatores ambientais como secas e oscilações de temperatura.

Falta de informação técnica preocupa o setor

Um dos principais desafios para o combate à SMC é a desinformação técnica. Muitos produtores e usinas ainda têm dificuldade em identificar os sintomas no campo e desconhecem as melhores estratégias de controle, o que aumenta o risco de perdas significativas.

Simpósio promete unir ciência e prática

I Simpósio Nacional da SMC pretende ser um ponto de virada para o setor, oferecendo:

  • Debates científicos sobre o complexo fisiopatológico da síndrome;
  • Painéis com resultados de campo de empresas que testam soluções inovadoras;
  • Troca de experiências entre líderes agrícolas, pesquisadores e tomadores de decisão;
  • Construção de redes estratégicas para fortalecer a integração entre pesquisa, produção e fornecimento de soluções.

Segundo os organizadores, o evento será mais que técnico: buscará unir ciência, prática e mercado, oferecendo alternativas para preservar a produtividade da cana-de-açúcar no Brasil nos próximos anos.

*Portal do Agronegócio

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

CerradinhoBio registra crescimento operacional e avança em investimentos no primeiro trimestre da safra 2026/2027

A Cerradinho Bioenergia (CerradinhoBio) processou 1,937 milhão de toneladas de cana-de-açúcar no...

Últimas Notícias

Arrendamento ou parceria rural? Erros na declaração podem gerar multas para proprietários e produtores

Declaração incorreta de contratos rurais pode atingir tanto quem cede a terra...

Últimas Notícias

Após quebra de safra, CMAA terá recuperação mais lenta e alavancagem acima de 3,5x, projeta S&P

A S&P National Ratings rebaixou, em relatório publicado em 3 de junho,...

Últimas Notícias

Açúcar alcança maior nível em um ano, acima de 17 cents por libra-peso, e depois recua

Os contratos futuros de açúcar bruto negociados na ICE atingiram a maior...