Home Últimas Notícias Sindicato denuncia demissão de ao menos 350 trabalhadores da Usina Carolo, em Pontal
Últimas Notícias

Sindicato denuncia demissão de ao menos 350 trabalhadores da Usina Carolo, em Pontal

Compartilhar

Entidade afirma que funcionários não receberam verbas rescisórias e enfrentam atrasos em salários e benefícios.

Pelo menos 350 trabalhadores da Usina Carolo, localizada em Pontal (SP), na região de Ribeirão Preto, foram demitidos nos últimos dias, segundo informou o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Açúcar.

De acordo com o presidente da entidade, Antônio Vitor, os funcionários ainda não receberam as verbas rescisórias e também têm salários atrasados. Segundo o dirigente sindical, além da rescisão, há pelo menos uma folha de pagamento em aberto, referente ao mês de fevereiro, que deveria ter sido quitada até o quinto dia útil de março.

Pela legislação trabalhista, a empresa tem prazo de até 10 dias após a demissão para efetuar o pagamento das verbas rescisórias, incluindo aviso prévio, 13º salário proporcional, férias proporcionais e a liberação do saldo do FGTS com a multa de 40%.

O sindicato também afirma que os trabalhadores enfrentam atrasos no pagamento de benefícios. Segundo a entidade, há cerca de três meses não eram pagos itens como vale-alimentação, além de problemas relacionados ao convênio médico, que teria sido descontado dos funcionários sem o devido repasse ao plano de saúde.

Ainda de acordo com o sindicato, em alguns casos valores descontados para pensão alimentícia também não teriam sido repassados aos beneficiários.

No último 6 de março, cerca de 50 trabalhadores realizaram uma manifestação em frente à usina para denunciar os atrasos salariais e a falta de pagamento dos benefícios previstos em acordos trabalhistas.

A Usina Carolo já havia enfrentado outros episódios recentes. Em novembro de 2025, a empresa foi alvo de mandado de busca e apreensão para reintegração de posse de máquinas agrícolas avaliadas em cerca de R$ 50 milhões, em ação movida por uma companhia que alegou falta de pagamento de aluguel dos equipamentos desde maio do mesmo ano.

Além disso, a usina também foi citada nas investigações da Operação Carbono Oculto, que apura possíveis irregularidades no setor de combustíveis.

A EPTV, afiliada da TV Globo, informou que tentou contato com a administração da usina, mas não obteve retorno até o momento.

Com informações do G1

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
FS
Últimas Notícias

A aposta de R$ 3 bilhões da FS para ganhar escala – mesmo com mais dívida

Após lucro recorde, companhia acelera construção de duas usinas em Mato Grosso...

Últimas Notícias

Setor lança rede colaborativa e guia de boas práticas para ampliar controle do bicudo da cana

Iniciativas apresentadas durante a Nexfera buscam acelerar a geração de conhecimento e...

Últimas Notícias

Coruripe recebe R$ 1,5 bilhão com monetização de precatórios

Até maio, a usina registrou crescimento operacional na safra 2026/27 A Usina...

Últimas Notícias

Agroindústria cresce 1,8% em abril, impulsionada por alimentos e biocombustíveis

Produção de biocombustíveis avança 51,3% com aumento da moagem e da demanda...