Home Últimas Notícias SRB diz que taxação de LCAs desestimula crédito e pede ao Congresso que barre proposta
Últimas Notícias

SRB diz que taxação de LCAs desestimula crédito e pede ao Congresso que barre proposta

Compartilhar

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) manifestou, em nota, “preocupação e oposição” à proposta do governo federal de taxar em 5% os investimentos em Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs).

Para a entidade, a medida desestimula o investimento privado e tende a reduzir a oferta de crédito aos produtores rurais, com impacto direto sobre o custo da produção e, consequentemente, sobre os preços ao consumidor final.

“A tributação dos instrumentos financeiros terá o impacto de reduzir o interesse dos investidores, diminuindo a captação de recursos pelos bancos”, afirma a SRB no documento. “Isso afetará, de forma imediata, a concessão de crédito aos produtores rurais, especialmente médios produtores e cooperativas, que dependem dessas linhas para custeio, investimento e modernização da produção”, completa.

A proposta de taxar os papéis integra o novo pacote do Ministério da Fazenda para elevar a arrecadação federal e substituir a elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a alíquota de 5% teria “impacto quase zero” para o agro.

A SRB, contudo, argumenta que a medida “aumenta o custo do crédito que tende a ser repassado ao longo da cadeia produtiva, pressionando o preço final dos alimentos e impactando diretamente ao consumidor brasileiro”.

Com base em dados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a entidade aponta que as LCAs respondem por 43% do crédito privado destinado ao setor agropecuário, o que corresponde, segundo a mesma fonte, a 18% de todo o crédito rural no país.

Ainda conforme o texto, o estoque de LCIs e LCAs na B3 somou R$ 979,1 bilhões no primeiro trimestre de 2025, com parte significativa destes recursos voltada ao agro.

Para a SRB, a proposta falha ao atacar “os verdadeiros problemas do país”. “Ao invés de promover eficiência e equilíbrio fiscal, busca sacrificar setores produtivos para suprir o caixa do Estado”, afirma a nota.

O texto ainda segue: “A Sociedade Rural Brasileira defende um ambiente de negócios estável, previsível e que estimule a produção. É fundamental que o Congresso Nacional escute os setores envolvidos e atue para barrar a proposta que coloca em risco a base do nosso crescimento econômico”.

Agência Estado| Gabriel Azevedo

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preços dos fertilizantes recuam, mas agricultores ainda enfrentam dificuldades, diz Rabobank

Os preços globais dos fertilizantes recuaram em relação aos picos registrados durante...

Últimas NotíciasDestaque

Pecege projeta recuperação do ATR no Consecana-SP até o fim da safra

Preço mensal do ATR pode superar R$ 1/kg a partir de dezembro;...

Últimas Notícias

Rabobank vê queda quase certa na produção de açúcar do Centro-Sul em 2026/27

Mix mais alcooleiro e menor produção acumulada aumentam incerteza sobre a oferta;...

Últimas Notícias

Produção de açúcar do Centro-Sul recua 7,9% na 1ª quinzena de agosto, aponta ministério

A produção de açúcar do Centro-Sul recuou 7,9% na primeira quinzena de...