Home Últimas Notícias Sustentabilidade da cana-de-açúcar é destaque na Fenasucro & Agrocana
Últimas Notícias

Sustentabilidade da cana-de-açúcar é destaque na Fenasucro & Agrocana

Compartilhar

Feira celebra 30 anos com a “Arena da Sustentabilidade” e reforça a importância do setor bioenergético na transição energética global

“A cana, além de gerar açúcar e etanol, também é sinônimo de sustentabilidade. Uma realidade óbvia para quem trabalha no setor bioenergético, mas que o mundo ainda parece não ter descoberto”, afirma Almir Torcato, gestor executivo da Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo). A entidade é patrocinadora da “Arena da Sustentabilidade”, uma das principais novidades da próxima edição da Fenasucro & Agrocana.

Em 2024, a feira celebra 30 anos, destacando a cana-de-açúcar como protagonista na transição energética. “Não é apenas uma alternativa; é fundamental nessa fase de mudanças”, ressalta Torcato.

Atualmente, a população mundial é de 8 bilhões de pessoas, e a ONU (Organização das Nações Unidas) projeta que atingirá 9,7 bilhões em 2050 e 10,9 bilhões em 2100. Com o aumento populacional, os recursos naturais não renováveis, como minerais e combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão), tornam-se escassos e prejudiciais ao meio ambiente. “É nesse contexto que a importância dos recursos ‘renováveis’ cresce, tanto social quanto economicamente”, explica Torcato.

Dentro das políticas ESG (Environmental, Social, and Governance), além das questões ambientais, também são considerados os aspectos sociais e de governança. “O setor bioenergético tem grande potencial para gerar impactos sociais positivos, como a criação de empregos, o desenvolvimento de comunidades rurais e a promoção da inclusão social”, destacou Torcato.

Uma governança corporativa robusta é essencial para garantir transparência, ética e responsabilidade na gestão. “A adoção de práticas de governança ESG constrói uma relação de confiança e contribui para a longevidade dos negócios. Na Canaoeste, implementamos uma biofábrica e desenvolvemos o programa SEMEIA, que promove práticas sustentáveis entre os produtores”, explicou Torcato.

Desenvolvido exclusivamente para os produtores rurais, o SEMEIA é um programa de melhoria contínua voltado às questões de sustentabilidade/ESG no meio rural. “É através do SEMEIA que os produtores acessam uma gama de serviços que os auxilia na obtenção de certificações e políticas públicas de sustentabilidade. É impressionante ver o desenvolvimento dos produtores rurais desde o início do programa até a conquista da certificação. É um processo longo, que envolve uma equipe multidisciplinar da Canaoeste, tudo para facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural”, explica Fábio de Camargo Soldera, gestor operacional de Sustentabilidade da Canaoeste.

“A sustentabilidade no setor sucroenergético é essencial para garantir a viabilidade do negócio a longo prazo, proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento social. Impulsionar e estimular o desenvolvimento dessas práticas, além de dar visibilidade ao desenvolvimento sustentável promovido pelo setor, será um dos objetivos da Arena de Sustentabilidade da Fenasucro & Agrocana 2024″, ressaltou Fernando dos Reis Filho, presidente da Canaoeste.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Açúcar: preços do cristal seguem em queda e atingem menor patamar desde 2021

Os preços do açúcar cristal branco continuam em queda no mercado spot...

Últimas Notícias

Preços do etanol encerram junho em alta no mercado paulis

Os preços tanto do etanol hidratado, quanto anidro, subiram no encerramento de...

IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Com 10,3 milhões de toneladas moídas, Grupo Colombo supera desafios climáticos na safra 2024/25

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...