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Agrícola

Tecnologia inédita permite agilidade na análise de dados para usinas e redução de custos

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Dashboards criados pela Custec a partir de dados gerados por softwares de gestão agrícola, facilitam análise e reduzem custos e tempo das usinas canavieiras com análise de relatórios integrados 

 *Por Natália Cherubin  

Dados sobre plantio, tratos culturais, colheita de cana, custos, qualidade da matéria-prima e até mesmo o clima, são indicadores imprescindíveis para o bom planejamento estratégico de um produtor ou usina sucroenergética e impactam diretamente nas tomadas de decisões destas companhias.

As usinas e produtores mais modernos, que sabem que não há ativo mais importante que a informação, já fazem uso de sistemas para controle de operações agrícolas, com os quais é possível monitorar todos os recursos necessários para formação da lavoura e da operação de colheita. Mas será que hoje todos estes dados coletados estão sendo aproveitados de forma eficiente?

Uma empresa de tecnologia de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a Custec, desenvolveu soluções que agilizam a produção de relatórios a partir da consulta de dados vindos a partir de softwares de gestão agrícola usados pelo segmento canavieiro. Os dashboards, desenvolvidos pela Custec e que contém mais de 100 indicadores operacionais, econômicos e financeiros, de forma integrada, reduzem, e muito, o tempo e o custo destas análises por parte das equipes envolvidas nos processos.

Usinas e produtores de cana, para melhorar sua gestão, fazem uso de softwares que são especializados em organizar os dados de todas as operações do cultivo da planta, estruturando-os em um banco de dados centralizado como é o caso do PIMS da TOTVs, do Sistema Integrado Cana da GAtec, do CS da Compusoft, SAP etc.

Esses softwares possuem diversos módulos como ordem de produção, colheita, apontamentos de máquinas e pessoas, controle de insumos, manutenção de frotas, controle de pragas, abastecimento, qualidade da matéria-prima, além de módulos de Planejamento e Custos, por exemplo.

De acordo com Peres Jean Coturi, administrador, pós-graduado em MBA em Agroenergia e MBA em DataScience pela Esalq-USP e diretor executivo da Custec, esses softwares possuem diversas informações que são geradas por relatórios no próprio sistema. No entanto, esses softwares são mais lentos e possuem limitações para a customização de relatórios.

Visualização de dados de plantio de cana (Foto: Divulgação Custec)

“Com isso, a maioria das equipes das usinas acabam exportando os dados para planilhas eletrônicas e fabricando relatórios manualmente. Pensando nisso, a Custec vem solucionar esse problema, com uso da tecnologia Power BI –ferramenta da Microsoft para criação de relatórios e Dashboards- associado a uma equipe que tem muita experiência em tecnologias e no segmento de usinas de cana-de-açúcar”, explica Coturi.

A Custec vem desenvolvendo, ao longo dos anos, relatórios e Dashboards para diversos sistemas de gestão agrícola fornecidos pelo mercado, que são conectados diretamente no banco de dados desses softwares ou em Data Warehouse, ou seja, de forma integrada e autônoma, gerando informações rápidas e precisas para a tomada de decisão das usinas.

Estes relatórios ou dashboards desenvolvidos podem ser compartilhados de forma mais eficiente e segura através do portal Power Insight.

Quais são os módulos hoje mapeados?

Os principais módulos hoje mapeados e desenvolvidos tecnologia da Custec são:

Módulo de Plantio: com informações sobre área planta, rendimento de muda, toneladas de mudas, percentual de reforma e expansão;

Módulo de histórico de Manejo: com informações sobre área de preparo, área de plantio, área de tratos, quantidade de consumo de insumos, rendimento técnico de insumos por hectares, quantidade de horas trabalhadas máquinas, rendimento de máquinas por hectares e lead time;

Módulo de Colheita: com informações sobre produtividade, toneladas estimadas e colhidas, densidade de cargas, área colhida, ATR, pol, fibra, pureza, perdas, impurezas, TCH, TAH e raio médio;

Módulo de Abastecimento: com informações sobre com quantidade de litros, rendimento energético, quantidade de horas, quantidade de km e ranking de máquinas;

Módulo de Custos: com informações sobre previsto x realizado de produção, quantidade de componentes, coeficiente e rendimentos de insumos e máquinas, tarifa de máquinas e equipamentos, valores monetários por centro de custos e componentes, custo unitário de operações agrícolas e custo unitário de colheita;

Segundo Coturi, em todos estes módulos é possível realizar diversas análises rápidas com a navegação de gráficos e tabelas, alterar o período para ano, mês, semana e dia, assim como combinação de informações, por Ciclo, Manejo, Variedade, Tipo e Propriedade, Fazendas e Frentes, por exemplo. Isso reduz muito o tempo com exportação de dados e produção de relatórios, e evita erros em informações que antes eram feitas de forma manual.

A empresa de tecnologia está desenvolvendo novos módulos como o de Manutenção, que irá disponibilizar análises de disponibilidade de máquinas, eficiência da oficina, horas trabalhas em manutenção, custo de reparos e manutenção; o módulo Contratos Cana, com análise de custo da cana, toneladas contratadas, toneladas colhidas, quantidade de ATR, preço do ATR, bonificações e desconto; e o módulo Pagamento de serviços, com análise de quantidade de horas/área/desconto de combustível, bonificações e valor pagamento.

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA e conheça módulo de colheita. (Foto: Divulgação Custec)

“Com o uso dessa tecnologia, a informação tem fácil acesso e análise, gerando um modelo visual que identifica oportunidades e gargalos operacionais. Além disso, se tem maior disponibilidade de informações que podem ser acessadas por diversos dispositivos, além de poderem ser enviados de forma automática para o tomador de decisões”, destaca.

A tecnologia desenvolvida pela Custec e utilizada para acessar os Dashboards é bastante simples e dinâmica. Com seu login, o usuário terá acesso apenas aos relatórios autorizados, visualizando todos os indicadores que são necessários para tomada de decisão. “O gestor pode selecionar, período, manejo, tipo de variedade, a fazenda, entre outros, que quiser analisar”, complementa Coturi.

Ao adquirir os painéis agrícolas, a Custec ainda disponibiliza, gratuitamente, o painel de previsão do tempo em real time, integrados as APIs da Clima Tempo. “Nele, fornecemos indicadores como porcentagem de chuvas, umidade relativa; temperatura; previsão para os próximos 7 dias; máxima e mínima; pluviometria e vento”, revela.

Os dashboards Custec para análise rápida de informações são de fácil aplicação. A implementação leva pelo menos de um a dois meses, dependendo do módulo proposto, sendo necessários alguns ajustes em scripts e regras de negócios aplicadas em cada software agrícola.

Para implementação dessas tecnologias é preciso liberação de acessos aos bancos de dados ou APIs, consultas sql e apoio da área de negócio para homologação. “As tecnologias utilizadas pela Custec são todas em nuvem, portanto, é necessário posteriormente somente a configuração de Gateway para alimentação de dados”, afirma Coturi.

Após a implementação de visualização de dados no modelo de Business Intelligence, todo esse processo deixa de ser manual, gerando redução de custos com a mão de obra de analistas, evita retrabalho e erros de processos.

“Em atividades operacionais, quanto mais rápido a informação chega nas pessoas corretas, mais rápida é a tomada de decisão. Considerando o trabalho de uma usina sucroenergética, que precisa de agilidade, uma tecnologia como essa, leva a empresa a reduzir custos ou até mesmo corrigir falhas operacionais”, conclui Coturi.

A Viterra Bioenergia, companhia com duas unidades no Estado de São Paulo, uma Junqueirópolis (Unidade Rio Vermelho) e uma Guararapes (Unidade Nova Unialco) e que moeu, na última temporada (2022/23), 5,73 milhões de toneladas de cana, 81,5 milhões de litros de etanol, 608 mil toneladas de açúcar e 389 mil Mwh de energia, decidiu implementar os dashboards da Custec e está tendo bons resultados.

De acordo com Italo Francisco de Souza, coordenador de Planejamento Agrícola e Contratos Agrícolas da Viterra, os processos de análises eram feitos de duas maneiras, ou com relatórios pré-definidos pelo sistema PIMS (relatórios sem possibilidade de customização) ou também por meio de planilhas Excel, um compilado de relatórios do PIMS.

“Com uma dessas duas possibilidades, eram gerados os relatórios para análises, podendo ser diários ou semanais. Eles servem para dar suporte nas reuniões e dão respaldo para tomada de decisões”, explicou.

No entanto, no final de 2019, ao conhecer e analisar as soluções de tecnologia da Custec e, após diversos estudos feitos por vários profissionais, a companhia viu que a ferramenta poderia encurtar o tempo de análises e com isso melhorar os tempos de resposta. Segundo Souza, a companhia entendeu que a ferramenta seria bastante útil para auxiliar com os estudos e análises de custos e planejamento agrícola. A implementação total da ferramenta levou cerca de três meses.

Visualização do Módulo de Custos (Foto: Divulgação Custec)

Segundo Souza, com os dashboards desenvolvidos com a consultoria da Custec, a tomada de decisões ficou muito mais assertiva. “Em certos momentos, analisamos as informações em tempo real, já que os dashboards quando finalizados são alimentados diretamente de um banco de dados e que é atualizado em pouco tempo. Sendo assim, os dados compilados refletem com a realidade do momento. Além disso, a atualização dos mesmos não depende mais de inserções manuais em planilhas, também diminuindo as possibilidades de erros. Os relatórios são de fácil customização e de um layout de fácil entendimento”, destacou o coordenador de Planejamento Agrícola e Contratos Agrícolas da Viterra.

A companhia tem conseguido ganhos nas ações sobre diversos setores da área agrícola. A atualização dos dados é feita em tempo real, a tomada de decisão de maneira imediata, melhorando o planejamento, a gestão de operações, apurações de custos. “A tomada de decisão rápida traz ganhos diretos sobre rendimento, qualidade e no fim isso reflete em retorno financeiro”, disse.

Ainda de acordo com Souza, a companhia evoluiu bastante, mas acredita que ainda pode alcançar mais melhorias. “Entendemos que uma parceria entre cliente e fornecedor deve sempre trazer benefícios para ambos, estamos trabalhando junto com a Custec para deixar esse processo ainda mais versátil e confiável, de forma a atender desde nossos analistas até a nossa Diretoria. A visão dinâmica, não se aplicar apenas no setor agrícola, a extensão deve abranger a todos os setores da empresa. Um grande foco e desafio nosso, é também a evolução com envio de relatórios automáticos via e-mail e acesso via mobile”, finalizou.

Portal Power Insight para compartilhamento de relatórios e Dashboards Power BI

Hoje, os dashboards e relatórios integrados dos softwares de gestão agrícola da usina, como é o caso do PIMS – TOTVS, desenvolvidos em Power BI (ferramenta Microsoft) podem ser acessados via portal Power Insight (www.powerinisght.com.br), que é um sistema de compartilhamento de relatórios em Power BI desenvolvido pela Custec, que hoje tem mais de 5 mil usuários e que tem como principal benefício, um custo menor por compartilhamento.

O portal tem um custo mensal por número de usuários e é através dele que é possível acessar os Relatórios e Dashboards, em qualquer dispositivo desktop ou mobile e a qualquer momento, podendo adicionar rotinas de envio automático para WhatsApp e E-mail.

Mas porque utilizar essa tecnologia? Porque ela custa menos para as empresas. “Para reduzir custos com licenciamento da Microsoft, criamos o portal Power Insight, onde pode-se armazenar todos os relatórios Power Bi, que já tenha ou desenvolvidos pela Custec e compartilhar com seus usuários, reduzindo custos com licenciamento”, afirma Coturi.

Só para se ter uma ideia, hoje, para o usuário Power BI a Microsoft cobra uma mensalidade de R$ 75 por usuário por mês, na menor mensalidade, já com o portal da Power Insight, cada usuário tem um custo médio de R$ 15 reais por mês, o que gera uma redução de 80% do custo de licenciamento Microsoft. Isso se deve, de acordo com Coturi, porque o portal possui uma tecnologia autorizada pela Microsoft do Power BI Emdedded e consumo dos relatórios por APIs (Interface de Aplicação de Aplicativos, em português).

De acordo com Carlos Soldi Jr, gerente de TI da Usina Santa Adélia, o Power BI é uma boa ferramenta para elaboração de relatórios e dashboards, com ótimos recursos visuais e integrações com bases de dados diversas. E, por ser um produto da Microsoft, tem uma rápida curva de aprendizado por usuários do Microsoft Office, principalmente Excel.

No entanto, justamente por ser de fácil uso e aplicação, traz um grande desafio: a governança dos dados. O portal Power Insight da Custec, permite um gerenciamento centralizado dos relatórios e dashboards publicados, com controle de acesso por perfil do usuário, autenticação integrada com o Microsoft Azure AD, agendamento de envio por e-mail do link de acesso aos relatórios publicados, integração com o Chatbot WhatsApp com acesso por token e a publicação em TVs nas salas de monitoramento”, explica Soldi Jr.

Segundo ele, estes recursos tornam a gestão da informação muito mais assertiva e a experiência de uso facilitada, seja pelo computador, celular ou TVs. “Então podemos dizer que os maiores ganhos são o gerenciamento centralizado com controle de acesso por perfil dos usuários e a facilidade de uso no computador, celular ou TV, inclusive porque é integrado com o Chatbot do WhatsApp. Isso nos traz agilidade, disponibilidade e padronização”, destaca o gerente de TI da Usina Santa Adélia.

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