A Tereos, uma das líderes na produção de açúcar, etanol e energia do país, e a VLI, companhia especializada em soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, realizaram uma operação inédita no setor: o primeiro transporte ferroviário de açúcar com compensação de carbono do Brasil.
A movimentação da carga aconteceu em setembro, entre o Terminal Integrador Guará (SP) e o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), localizado na Baixada Santista. A iniciativa é um marco para a cadeia sucroenergética e reforça o compromisso das duas empresas com práticas logísticas mais limpas e responsáveis. Para a Tereos, que já atua fortemente com foco em descarbonização, essa ação representa mais um passo concreto em direção a um futuro mais sustentável.
“Na Tereos, somos comprometidos com a sustentabilidade e com a descarbonização em todos os elos de nossa cadeia. Essa operação é um importante marco para o setor sucroenergético e reforça nosso compromisso com soluções logísticas inovadoras e sustentáveis, que aliam eficiência operacional à responsabilidade ambiental. Seguiremos investindo em iniciativas que contribuam com a construção de um futuro mais verde”, afirma Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos.
A VLI também destaca os ganhos ambientais e operacionais da iniciativa, principalmente considerando as vantagens intrínsecas do transporte ferroviário. “Com esta operação, a parceria entre a VLI e a Tereos inaugura um novo capítulo, aumentando os ganhos ambientais do transporte de açúcar sobre trilhos, que já possui por natureza um caráter sustentável, uma vez que o modal ferroviário emite um sexto do carbono por tonelada transportada se comparado ao modal rodoviário. A VLI acredita na cocriação de soluções com clientes para alavancar resultados operacionais, bem como a geração de legado à sociedade e ao planeta”, comenta Danny Marchesi, gerente-geral de Sustentabilidade e Comunicação da VLI.
Agora, as duas empresas irão analisar os resultados da operação-piloto para definir os próximos passos e avaliar a escalabilidade da iniciativa para outras cargas e rotas.
Entenda o projeto SemC
A operação contou com o suporte do SemC (Sem Carbono), programa criado pela VLI em 2023 dentro de seus projetos de intraempreendedorismo. A proposta é simples e inovadora: permitir que empresas possam compensar suas emissões de carbono a partir de operações logísticas, utilizando dados oficiais de transporte para viabilizar a compra e aplicação de créditos de carbono.
No caso das ferrovias, as informações sobre emissões são registradas pelas concessionárias em documentos específicos, tornando viável o cálculo preciso para compensações.
“A VLI é, portanto, um elo necessário desta cadeia. Iniciamos as operações de compensação de carbono com o transporte de combustíveis e agora conseguimos escalar para outro segmento de grande importância para a VLI, por meio da operação piloto com a Tereos”, explica João Carlos Apolônio de Souza, gerente Comercial de Açúcar da VLI e um dos idealizadores do SemC.