Home Últimas Notícias Tereos investe em sistema bico a bico para otimizar aplicação de insumos no canavial
Últimas Notícias

Tereos investe em sistema bico a bico para otimizar aplicação de insumos no canavial

Compartilhar

Prática garante redução de desperdícios e do impacto ambiental na aplicação de herbicidas, promovendo uma economia de 4% dos insumos utilizados

A Tereos, uma das empresas líderes na produção de açúcar, etanol e bionergia do país, investe constantemente em soluções visando aumentar a eficiência e sustentabilidade de suas práticas agrícolas. A companhia adotou a utilização de equipamentos com tecnologia bico a bico para aplicação de herbicidas, reduzindo a sobreposição e o desperdício nas operações. Essa mudança garantiu uma economia de 4% nos insumos, além de contribuir com a redução dos impactos ambientais.

A tecnologia bico a bico é uma ferramenta da agricultura de precisão que permite o acionamento e o desligamento de cada bico de forma individual, garantindo maior precisão e eficiência nas aplicações de herbicida nas plantações. Além disso, o sistema conta com sensores que identificam qual área já foi tratada e desligam automaticamente os bicos correspondentes, assegurando que cada área receba a quantidade indicada do insumo.

“A Tereos já investe em outras práticas de agricultura de precisão visando otimizar as operações e impulsionar a produtividade. Algumas das técnicas que utilizamos são plantio com linhas georreferenciadas, treinamento de modelos para reconhecimento de padrões de plantio e gestão digital das informações do campo”, comenta Everton Carpanezi, diretor de operações agroindustriais da Tereos.

Atualmente, a empresa conta com dois equipamentos – nas unidades Mandu e Usina Vertente – e pretende ampliar para outras áreas.

 

Compartilhar

Episódio 24: A irrigação será indispensável para o futuro da cana-de-açúcar?

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
ArtigoOpiniãoÚltimas Notícias

Raízen, Cosan, Rumo e as conversas de varanda

Primeiro os fatos. A Cosan segue executando movimentos de simplificação societária, fortalecimento...

India
Últimas Notícias

Monções fracas e avanço do El Niño elevam risco para safra da Índia e reforçam incertezas no mercado de açúcar

Análise da S&P Global Platts aponta atraso das chuvas, maior probabilidade de...

Últimas Notícias

Produção de açúcar no Centro-Sul deve ter caído 9,5% no início de junho, aponta pesquisa

A produção de açúcar na região Centro-Sul do Brasil na primeira quinzena...

Últimas Notícias

Itaú BBA será mais seletivo nos empréstimos ao agronegócio

Apesar disso, BBA  projeta crescimento de 10% para sua carteira de crédito...