Home Últimas Notícias Tereos projeta safra mais açucareira e moagem de 17 milhões de t
Últimas NotíciasUsinas

Tereos projeta safra mais açucareira e moagem de 17 milhões de t

A Unidade Andrade possui capacidade de processamento de até 2 milhões de toneladas.
Compartilhar

A Tereos inicia a safra brasileira de cana-de-açúcar 2022/23 com expectativa de processar 17 milhões de toneladas. De acordo com a companhia, o mix de produção deve continuar mais açucareiro, sendo que 65% devem ser destinados para a produção de açúcar e 35%, para etanol.

A companhia também começa a temporada com o que classifica como um “bom nível” de fixação de preços para o período, acima do que foi registrado na safra 2021/22, e que pode se manter para 2023/24.

“Temos uma perspectiva mais otimista, dadas as condições climáticas menos desafiadoras e preços de commodities em alta no momento. Com flexibilidade para trabalharmos nosso mix de produção, podemos nos adaptar a diferentes cenários”, afirma o diretor-presidente da Tereos no Brasil, Pierre Santoul.

Iniciamos em abril nossa safra 22/23 com expectativa mais otimista que a anterior dadas as condições climáticas menos desafiadoras. A expectativa é processarmos 17 milhões de toneladas de cana, com um mix de produção ainda mais açucareiro, sendo que 65% devem ser destinados para a produção de açúcar e 35%, para etanol.

A agenda ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e de Governança), considerada pela empresa como fundamental para seu crescimento sustentável, continua entre as prioridades da Tereos. A companhia afirma que tem investido constantemente no aperfeiçoamento de suas operações, especialmente em relação à sustentabilidade, operando na lógica da economia circular da cana.

“Iniciamos uma nova safra com uma perspectiva otimista e mantendo o foco nos pilares que nos movem em busca de um futuro mais sustentável. Somos uma das empresas líderes do setor sucroenergético do país e nossa experiência e expertise nos permitem valorizar ao máximo nossa matéria-prima e atender as principais necessidades da sociedade por meio de processos sustentáveis. Acreditamos em uma constante evolução e estamos preparados para enfrentar os desafios dessa nova safra”, afirma Santoul.

Além disso, a Tereos aponta que segue acreditando no potencial do etanol e em sua importância para a economia de baixo carbono. Recentemente, a empresa conquistou a certificação do Conselho de Qualidade do Ar da Califórnia (Carb), que permite a comercialização de etanol para o estado norte-americano, reforçando o baixo teor de emissão de gases de efeito estufa (GEEs) em sua produção do biocombustível.

Ainda segundo a empresa, a unidade de Tanabi (SP) obteve o melhor resultado de índice de intensidade de carbono entre os produtores certificados de etanol de cana-de-açúcar do país.

Investimentos

Em 2022, a Tereos completa dois anos do seu primeiro financiamento verde. A companhia afirma que já soma cerca de R$ 1,5 bilhão em crédito verde. Os recursos foram direcionados para iniciativas ligadas a gestão de água, cogeração de energia, mitigação de emissão de GEEs e aumento da porcentagem de cana certificada.

A Tereos também investiu na construção de uma planta para produção de biogás na unidade Cruz Alta, em Olímpia (SP). Nesta safra, a planta fará a geração do biometano que irá abastecer caminhões da frota agrícola, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Produtores de cana-de-açúcar celebram subvenção em evento na AFCP

Cerca de 17 mil produtores do Nordeste devem ser beneficiados com medida...

Últimas Notícias

Açúcar sobe em Nova York com perspectiva de menor produção na Tailândia

Produção tailandesa pode cair 17% na safra 2026/27, para 10 milhões de...

Últimas Notícias

Entregas de fertilizantes caem 5,4% no primeiro semestre

Volume entregue ao mercado brasileiro somou 19,02 milhões de toneladas entre janeiro...

Últimas Notícias

Etanol cai em 13 estados e sobe em 12, aponta ANP

Os preços médios do etanol hidratado caíram em 13 estados, subiram em...