Home Agrícola Tereos reduz quase 50% o uso de defensivos agrícolas com uso de robô
AgrícolaPopularÚltimas Notícias

Tereos reduz quase 50% o uso de defensivos agrícolas com uso de robô

Compartilhar

Para a catação de daninhas do tipo folha larga, o robô tem mostrado uma assertividade acima de 90%

A Tereos, um dos grupos sucroenergéticos mais importantes brasileiros, foi pioneira nos testes com robôs que trabalham não só na identificação de plantas daninhas como também realizam o seu controle com aplicação de insumos. Tecnologia, criada pela Solinftec, o Solix está sendo utilizado desde o final de 2023 na unidade de Cruz Alta.

De acordo com o Carlos Martins, diretor de Agricultura e de Planejamento da Tereos, a companhia espera reduzir o percentual de plantas daninhas, trazer aumento do TCH da cana e da vida útil do canavial.  “Nosso objetivo é aumentar o rendimento e a longevidade dos canaviais por meio da eliminação de plantas daninhas em estágios iniciais”, afirmou à RPAnews Martins.

A Tereos já conta com um sistema de inteligência artificial que detecta anomalias no canavial e, com a inclusão dos robôs, passará a agir de forma mais ágil e precisa, realizando o combate de forma antecipada.  “A Tereos já atingiu resultados expressivos com a tecnologia, como a redução de quase 50% no uso de defensivos agrícolas”, revela Martins.

Testes iniciais da Tereos, mostram que o robô tem uma capacidade de fazer aplicações em 15 ha/dia. “Quando falamos em catação para daninhas do tipo folha larga, o robô tem uma boa assertividade (acima de 90%) e a efetividade da aplicação também é alta. Já quando falamos em relação a catação em daninhas de folha estreita, a assertividade do robô tende a ser reduzida por conta da semelhança com a cana-de-açúcar”, afirmou.

O Solix tem entrado em canaviais de até aproximadamente 70 cm de altura. Em canas maiores que esse porte, Martins explica que a aplicação acaba não tendo tanta efetividade devido ao efeito guarda-chuva da cana em relação às daninhas. “Com a robotização do canavial, promovemos ainda mais a eficiência e produtividade de nossas plantações, além de reforçar nosso pioneirismo em adotar soluções inovadoras que transformam o dia a dia das operações agrícolas. No futuro, a expectativa é que os robôs possam até mesmo prever as ervas antes ainda de elas aparecerem”, afirmou Martins.

A tecnologia deverá ser expandida para outras unidades da companhia na região noroeste de São Paulo, localizadas em Guaraci, Tanabi, Colina, Guaíra e Pitangueiras. “Esta é sempre uma meta da Tereos, após testar e aprovar cada uma dessas transformações, coloca-las em funcionamento em todas as nossas unidades”, disse Martins.

Natália Cherubin para RPAnews

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tarifaço de Trump pode ter impacto maior no etanol do que no petróleo, diz Adriano Pires

Mais do que o setor de petróleo, o impacto da tarifa de...

Últimas Notícias

Tarifaço de Trump deve impactar setor pernambucano de cana-de-açúcar, diz Sindaçúcar-PE

Tarifa de 50% pode desestabilizar planejamento das exportações do estado, que teve...

Últimas NotíciasDestaque

Sucroenergéticas integram relação das dez maiores recuperações judiciais do agronegócio

Usina Açucareira Ester, Grupo Safras e Usina Maringá (grupo Diné) atuam com...