Home Últimas Notícias Trump declara “emergência energética” para elevar produção de petróleo e gás
Últimas Notícias

Trump declara “emergência energética” para elevar produção de petróleo e gás

Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva declarando emergência energética nacional, com o objetivo de aumentar a produção de petróleo e gás dos EUA e reduzir os custos aos consumidores. A informação já havia sido adiantada por uma autoridade nesta segunda-feira, 20.

A declaração de emergência é apenas uma das muitas ações que Trump deve tomar para impulsionar as indústrias de petróleo, gás e energia dos EUA e frear os esforços do governo anterior, do presidente Joe Biden, para acelerar a indústria de veículos elétricos.

Biden chegou à Casa Branca prometendo reduzir o uso de combustíveis fósseis nos EUA, mas a produção de petróleo e gás do país atingiu níveis recordes sob sua gestão, enquanto as perfuradoras buscavam preços altos após as sanções impostas à Rússia depois da invasão à Ucrânia.

A autoridade não forneceu detalhes sobre a emergência nacional, mas Trump e seus aliados sinalizaram que usariam a autoridade para aprovar rapidamente novos projetos de petróleo, gás e eletricidade, algo que normalmente leva anos.

“O tema comum é realmente liberar energia norte-americana acessível e confiável”, disse o funcionário. “Como a energia permeia cada parte da nossa economia, ela também é essencial para restaurar nossa segurança nacional e exercer o domínio energético norte-americano em todo o mundo”.

Trump disse que os Estados Unidos estão em uma corrida armamentista de inteligência artificial contra a China e outros países, tornando as necessidades vorazes de poder da indústria uma prioridade nacional.

Espera-se também que Trump assine uma ordem visando utilizar os recursos naturais do Alasca, revogando diversas iniciativas de veículos elétricos de Biden e protegendo aparelhos movidos a gás de reguladores federais e locais, que querem eliminá-los gradualmente de residências e empresas, disse a nova autoridade.

O Alasca tem sido uma área controversa do país quando se trata de energia e meio ambiente, com os republicanos há muito tempo vendo oportunidades para a produção de petróleo e gás no local, enquanto os democratas buscam preservar paisagens intocadas.

O funcionário disse que Trump tomaria “ações decisivas para liberar o potencial de recursos naturais do Alasca”, citando uma abundância de recursos como petróleo e gás, frutos do mar, madeira e minerais essenciais. Nenhum detalhe adicional foi fornecido, mas o funcionário disse que regulamentações anteriores dos departamentos do Interior e da Agricultura limitaram a produção do Alasca.

Muitas das ações já eram esperadas e cumprem as promessas de campanha feitas por Trump.

Com informações da Reuters / Andrea Shalal e David Lawder
Com reportagem de Jarrett Renshaw e Dan Burns

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Saldo global de açúcar para 2025/26 deve ter superávit de 3,04 milhões de t, mais modesto que o esperado

Relatório da StoneX projeta aumento de 5% na produção mundial; produção da...

Últimas Notícias

Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da mobilidade sustentável

Tema será discutido em série de painéis dentro do novo espaço FenaBio...

Últimas Notícias

São Paulo lança consulta pública para criar certificado de garantia de origem do biometano paulista

Objetivo é estabelecer mecanismo estadual para incentivar produção e consumo do combustível...

Últimas NotíciasAgrícolaDestaque

ATR deve cair para R$ 1,15/kg na safra 2025/26, prevê Pecege

A safra 2025/26 deve registrar nova queda no preço do ATR (Açúcar...