Home Últimas Notícias Unica leva potencial do etanol para representantes europeus
Últimas Notícias

Unica leva potencial do etanol para representantes europeus

Compartilhar

Trocar experiências e apresentar aos europeus o potencial do etanol como rota tecnológica complementar para a descarbonização foi o objetivo do presidente da Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia, Evandro Gussi, em visita internacional iniciada esta semana, que passou pela França e Bélgica.

Em Paris, o presidente da Unica esteve na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD – OCDE), onde, na companhia do embaixador Carlos Marcio Cozendey, se reuniu com o secretário-geral do ITF – International Transport Forum, Young Tae KIM, com o objetivo de aprimorar o entendimento sobre o papel do transporte no crescimento econômico com sustentabilidade ambiental e inclusão social.

“A nossa missão diz respeito a organismos multilaterais. Estivemos, por exemplo, com o Fórum Internacional de Transportes na OCDE, que reúne mais de 60 países na busca de transporte que seja viável economicamente e sustentável. Estamos falando de mais de 60 países. É impressionante quanto aquilo que estamos fazendo no Brasil com o etanol e com o biometano chama atenção desses países como uma das estratégias e uma das soluções para termos energia de baixo carbono”, disse Gussi em entrevista ao canal AgroMais.

Na França, a Unica esteve também com a Agência internacional de Energia, com quem tem um fundo reunindo mais de uma centena de países, e que pensa estrategicamente em energia em todas as suas vertentes, seja energia para cidades, seja para veículos. Na Bélgica, a Unica buscou realizar uma série de reuniões pensando no bloco europeu, já que Bruxelas é a sede do Parlamento Europeu e centro decisório importante na Europa.

A Unica destacou que não existe uma solução melhor que a outra para a descarbonização do setor de transportes, e todas as opções serão necessárias para enfrentar um dos principais desafios da mitigação da crise climática – a redução das emissões de GEE na atmosfera. “Nesse cenário, em países com as características do Brasil, o etanol é uma solução limpa, renovável e disponível, que responde à tendência global por descarbonização”, afirmou.

Também participaram do encontro Mary Crass, Marcio Deslandes e Guineng Chen, PhD, do ITF, além dos diplomatas brasileiros Augusto Castro e Daniela Benjamin, e a representante da Unica para a Europa, Emily Rees. A viagem se encerra hoje, 14.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Consolidação no setor sucroenergético

E-Machine expande portfólio de ativos com a incorporação do complexo industrial da...

Últimas Notícias

Indústria de açúcar da África do Sul luta para sobreviver em meio à inércia do governo

A usina de Melville, fechada em 1978, simboliza o declínio de um...

Últimas Notícias

Programa de capacitação já responde por 29,2% do quadro operacional da CRV Industrial em MG

Iniciativa realizada em Capinópolis já teve 11 edições e resultou na contratação...

Últimas Notícias

EUA transformam carbono do milho em novo valor para o etanol

Novo crédito tributário cria incentivo econômico e valoriza práticas de conservação do...