Home Últimas Notícias Usina Bioenergética Aroeira transforma sua gestão com uso de tecnologia ERP
Últimas Notícias

Usina Bioenergética Aroeira transforma sua gestão com uso de tecnologia ERP

usina
O projeto que será instalado na Bioaroeira, por ser modular, poderá expandir a produção em até quatro vezes. (Foto: Bioaroeira)
Compartilhar

Com 16 anos de atuação, usina inicia implementação de novo ERP para gestão integrada, automação e sustentabilidade; projeto terá 25 meses e incluirá IA generativa

A Bioenergética Aroeira está dando um importante passo em sua jornada de inovação ao adotar o sistema SAP S/4HANA como sua nova plataforma de gestão empresarial. O projeto, que começa oficialmente em junho de 2025 e terá duração de 25 meses, marca um momento estratégico para a usina, que busca maior integração de dados, automação de processos e análise em tempo real para fortalecer sua competitividade no mercado.

Denis Willian de Oliveira, Head de Tecnologia e Inovação da Bioenergética Aroeira, explica que a mudança vai além da modernização tecnológica. “Nosso objetivo é capacitar nossos colaboradores e transformar a forma como trabalhamos, reduzindo processos manuais e ampliando a eficiência na tomada de decisão. Com o SAP S/4HANA, teremos acesso às informações em tempo real, permitindo uma gestão mais ágil e integrada”, afirma.

A transição para a nuvem também abre portas para soluções avançadas, como Inteligência Artificial generativa e automação de processos, que devem impulsionar a produtividade em todas as áreas da usina, desde o campo até a industrialização. Além disso, a nova plataforma terá um papel fundamental no fortalecimento das iniciativas de ESG (Environmental, Social and Governance) da Aroeira, permitindo um monitoramento mais preciso de indicadores ambientais e sociais, como emissões de carbono e eficiência no uso de recursos.

Pietro Di Micio, vice-presidente corporativo da SAP Brasil, destaca que a parceria com a Bioenergética Aroeira reflete o compromisso da SAP em apoiar empresas na transformação digital. “Com o SAP S/4HANA, a Aroeira estará preparada para enfrentar os desafios do futuro e aproveitar as oportunidades da economia digital, consolidando-se como uma empresa data-driven e sustentável”, diz.

A expectativa é que, após a conclusão da implementação em 2027, a Bioenergética Aroeira atinja um novo patamar em gestão operacional e estratégica, utilizando análises avançadas para otimizar suas operações e reforçar sua posição como uma das líderes no setor sucroenergético. A iniciativa reforça o compromisso da usina com a inovação e a sustentabilidade, alinhando-se às demandas globais por uma produção de bioenergia mais eficiente e transparente.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Açúcar: preços do cristal seguem em queda e atingem menor patamar desde 2021

Os preços do açúcar cristal branco continuam em queda no mercado spot...

Últimas Notícias

Preços do etanol encerram junho em alta no mercado paulis

Os preços tanto do etanol hidratado, quanto anidro, subiram no encerramento de...

IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Com 10,3 milhões de toneladas moídas, Grupo Colombo supera desafios climáticos na safra 2024/25

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...