Home Últimas Notícias Usina consegue duplicar sua capacidade de produção de mudas
Últimas Notícias

Usina consegue duplicar sua capacidade de produção de mudas

Compartilhar

Se estimarmos que a área plantada no Brasil de cana-de-açúcar é aproximadamente 10 milhões de hectares e que aproximadamente 15% dessa área é renovada anualmente, de maneira bem superficial, quase 1,5 milhões de hectares são plantados todo o ano. A muda usada representa, de acordo com Daniel Pedroso, engenheiro agrônomo e especialista da Netafim, cerca de 37% do valor do custo de plantio e mesmo assim, nem sempre a usina ou o fornecedor tem acesso a mudas de boa qualidade.

“Agronomicamente falando, uma muda de boa qualidade, deve ter de 6 a 10 meses de idade, possuir bom vigor, boa sanidade e ser oriunda de cana planta ou no máximo de primeiro corte. Dependendo que quando é realizado o plantio, para se ter mudas boas é necessário que o viveiro deva ser plantado entre os meses de Junho – Outubro, ou seja, nos meses de estiagem na região centro – sul. Fato que não é normalmente realizado em condições normais”, explica.

No entanto, visando encontrar independência dos regimes hídricos e com isso flexibilizar sua janela de plantio, uma usina da região de Ribeirão Preto, SP, adotou o sistema de irrigação por gotejamento subterrâneo em uma área de 30 hectares em 2021.

Com o plantio do canavial e início da irrigação no mês de abril, logo no primeiro ano, em 2021, utilizou o material vegetal como mudas para o plantio de algumas áreas.

De acordo com Pedroso, o sistema formado por gotejadores enterrados autocompensados, DripNet PC, com vazão 1,0 L/h, espaçados a 0,50 m e com a adoção do sistema de controle e fertirrigação de alta tecnologia, o Netbeat, esse sistema proporcionou uma taxa de multiplicação de 1 ha de mudas para 11,5 hectares plantados, mais que dobro para aquele ano, cuja média das mudas oriundas de canaviais de sequeiro que foi de 1 ha de muda para 4 hectares plantados.

“Além disso, o que mais chamou a atenção dos técnicos da usina é que a emergência das mudas ocorreu em 15 dias, ao contrário dos 30 dias que estavam habituados”, revelou.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Fitch rebaixa rating da Raízen para default restrito após aprovação de plano de reestruturação

Agência considera que suspensão de pagamentos e capitalização de juros configuram inadimplência...

Últimas Notícias

Copersucar inicia fornecimento regular de etanol para navios no Porto de Santos

Após operação pioneira em julho, abastecimento passa a integrar a rotina de...

Últimas Notícias

Açúcar cai ao menor nível em duas semanas em NY, pressionado por fundos e maior oferta

Melhora do clima no Centro-Sul do Brasil e decisão da Índia ampliam...

Últimas Notícias

Petróleo fecha em máxima de cinco meses com temor sobre oferta no Oriente Médio

Os preços do petróleo fecharam com alta de 4% nesta quinta-feira, 22,...