Home Destaque Usina Santa Adélia promove encontro técnico com foco em sustentabilidade e manejo regenerativo
DestaquePopularÚltimas Notícias

Usina Santa Adélia promove encontro técnico com foco em sustentabilidade e manejo regenerativo

A Célula Regenerativa Biomcrop (CRB), instalada na Usina Santa Adélia, é totalmente automatizada, exemplifica a aplicação prática da biotecnologia regenerativa Probiom, unindo tecnologia, sustentabilidade e performance agronômica em um modelo de produção local de biofertilizantes.
Compartilhar

A busca por práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis pautou o Encontro Técnico realizado pela Usina Santa Adélia, unidade Pereira Barreto (SP), no dia 15 de outubro. O evento reuniu representantes de grandes grupos do setor sucroenergético para discutir estratégias de manejo que fortalecem o futuro da agricultura.

A programação contou com a participação de líderes da própria usina, que compartilharam iniciativas e resultados de destaque. O diretor agrícola, Cássio Manin Paggiaro, abriu o encontro destacando o compromisso da empresa com a inovação e a eficiência operacional.

Segundo Paggiaro, “Voltar a tratar melhor o nosso solo que é a base da nossa produção e por meio dessa regeneração que a Biomcrop vai nos trazer, nossa ideia é alavancar todos os nossos outros manejos”.  Em seguida, o diretor administrativo, jurídico, de pessoas e sustentabilidade, Marcelo Galbiati, apresentou as ações ambientais implementadas pela Santa Adélia, reforçando o papel da sustentabilidade como pilar estratégico do grupo. Já o gerente de engenharia agronômica, Sandro R. Souza, detalhou as práticas de manejo e irrigação que têm contribuído para elevar a produtividade dos canaviais.

Entre os convidados, a Biomcrop marcou presença com a participação do diretor de operações, Glaucio Antiga, e do diretor de marketing e inovação, Alan Pavani. Antiga apresentou os avanços da parceria entre a Biomcrop e a Usina Santa Adélia, enquanto Pavani abordou os impactos da agricultura regenerativa no manejo e o papel da biotecnologia Probiom na regeneração do microbioma do solo — promovendo maior equilíbrio biológico, eficiência nutricional e produtividade.

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a visita à Célula Regenerativa Biomcrop (CRB), instalada na propriedade. A estrutura, totalmente automatizada, exemplifica a aplicação prática da biotecnologia regenerativa Probiom, unindo tecnologia, sustentabilidade e performance agronômica em um modelo de produção local de biofertilizantes.

Com a presença de diversas usinas e grupos representativos do setor, o encontro somou mais de 800 mil hectares representados, reforçando a importância da troca de conhecimento e da colaboração entre empresas em prol de um agro mais sustentável.

A iniciativa reforça o protagonismo da Usina Santa Adélia na adoção de práticas inovadoras que aliam produtividade e responsabilidade ambiental. Ao aplicar o conceito de agricultura regenerativa da Biomcrop, a Usina Santa Adélia vem consolidando um modelo de produção de açúcar, álcool e energia cada vez mais eficiente, sustentável e alinhado aos desafios atuais.

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Patente do IAC amplia potencial da cana para produção de etanol celulósico, SAF e açúcar

Tecnologia desenvolvida pelo IAC em Ribeirão Preto aumenta a produção de biomassa,...

Últimas Notícias

CNA pede rapidez na tramitação de PL sobre dívidas rurais na Câmara dos Deputados

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) defendeu a rápida...

açucar
MercadoÚltimas Notícias

Açúcar recua com dólar firme e expectativa de acordo entre EUA e Irã

Os contratos futuros do açúcar fecharam em baixa na sexta-feira, pressionados pela...

Últimas Notícias

ANP aprova plano para combate à abusividade de preços de combustíveis

A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)...