Home Conjuntura Usina Uruaçu faz doação de peixes para colaboradores e escolas
ConjunturaÚltimas NotíciasUsinas

Usina Uruaçu faz doação de peixes para colaboradores e escolas

Compartilhar

Projeto “Peixes para todos”  é desenvolvido há quatro anos pela usina goiana

A usina goiana Uruaçu Açúcar e Álcool,  pelo quarto ano consecutivo, fez a doação de peixes para os colaboradores do campo e da indústria. Nesta edição do projeto “Peixes para todos” foram distribuídas 2,4 toneladas de peixe, totalizando 800 kits, com aproximadamente 3,5 quilos cada.

Os peixes de diversas espécies, como Caranha, Matrinchã, Piau, Tilápia e Pintado, foram criados no tanque spray da unidade, que é utilizado para resfriar o processo produtivo. Os alevinos foram inseridos no local em abril de 2021 para auxiliar no processo de limpeza.

Uma das profissionais que recebeu pelo terceiro ano o kit foi a auxiliar administrativa Lara Beatriz, de 23 anos. Ela veio do Nordeste com a família há 13 anos e conta que os peixes afloram a memória afetiva de todos. Além de alimentar a família, ela distribui com amigos e familiares próximos. “Os peixes que ganhamos ajuda no orçamento. Em casa comemos peixe praticamente todos os meses em receitas variadas – molho, frito, etc . Ele é bom para dias que queremos fazer um cardápio especial e diferente”, conta.

O projeto já está superando as barreiras da usina. Mesmo doando para todos os colaboradores, quase 180 quilos ficaram à disposição. E para não desperdiçar e ajudar o  próximo, a usina fez a doação para a Escola Estadual de Ensino Especial Hebert José de Souza, Escola “Betinho”, que atende 95 crianças da região. Na unidade escolar os peixes serão utilizados na merenda escolar e também foram repartidos com as famílias dos estudantes.

Os cuidados

O manejo e a criação dos peixes são desenvolvidos em parceria dos colaboradores e da usina. Duas vezes por dia a ração é distribuída. E alguns colaboradores ajudam com esse trato, com a doação do valor simbólico de R$ 8 mensalmente. Em contrapartida, a usina arca com o restante da ração.

Anualmente, para iniciar a safra, o lago passa por uma limpeza e os peixes são retirados. Durante dois dias uma equipe, com cerca de 14 pessoas, realizaram a pesca com  o uso de redes e fizeram a distribuição do alimento.

 

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
CMAA
DestaqueÚltimas Notícias

CMAA amplia produção de açúcar e mantém margem EBITDA acima de 50% na safra 2025/26

CMAA processou 8,3 milhões de toneladas de cana, impactada pelas condições climáticas....

OpiniãoÚltimas Notícias

Biocombustível brasileiro, sustentabilidade com DNA nacional

O Brasil vive um momento decisivo na corrida global pela descarbonização. Com...

Últimas Notícias

El Niño forte coloca safra de cana 2026/27 em alerta, aponta Itaú BBA

Relatório indica alta probabilidade de um evento forte do fenômeno climático e...