Home Destaque Usinas citadas em operação por elo com PCC processam 2,5% da cana do Centro-Sul, diz BTG
DestaqueÚltimas Notícias

Usinas citadas em operação por elo com PCC processam 2,5% da cana do Centro-Sul, diz BTG

Compartilhar

As usinas sucroenergéticas que estão supostamente envolvidas no esquema de fraude e lavagem de recursos do PCC mencionadas na acusação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) processam, conjuntamente, 2,5% da cana-de-açúcar do Centro-Sul, na estimativa do BTG. Segundo o banco, as unidades mencionadas moem em torno de 16 milhões de toneladas de cana por safra.

A denúncia afirma que Mohamad Hussein Mourad, empresário ligado à facção criminosa, comprou através de fundos de investimento as usinas Itajobi e Carolo, e pode ter comprado também a usina Rio Pardo.

O MP-SP afirma ainda que há indícios de que as usinas Furlan e Comanche também estivessem envolvidas no esquema criminoso, já que passaram a adotar práticas de sobrepreço na compra de cana e repasses de recursos para empresas do ecossistema do PCC. A denúncia menciona ainda a Goiás Bioenergia.

O MP-SP afirmou na quinta-feira, 28, que estava realizando a “tomada de usinas” na megaoperação, sem especificar quais, nem como esta ação estaria ocorrendo.

“O impacto na oferta de açúcar e etanol do Brasil e o cenário de competitividade para as outras usinas vai ainda depender de como isso afeta sua capacidade de manter as atividades de processamento de cana”, avaliaram os analistas Thiago Duarte e Guilherme Gutilla, que assinam relatório do BTG com a estimativa.

Os analistas consideraram que não está descartada a hipótese de que a cana que ainda seria processada pelas usinas envolvidas possa ser direcionada para outras unidades de fora do esquema do PCC.

Na quinta-feira, 28, as ações das empresas sucroalcooleiras tiveram ganhos na B3 em reação à megaoperação das autoridades federais e estaduais, e nesta sexta-feira, 29, mantiveram a trajetória de alta.

Em coletiva realizada na quinta-feira, Márcia Meng, superintendente da 8ª região fiscal da Receita Federal, disse que outras usinas ainda poderiam estar envolvidas com os crimes da facção criminosa, mas também não especificou quais podem ser.

*Globo Rural

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Consolidação no setor sucroenergético

E-Machine expande portfólio de ativos com a incorporação do complexo industrial da...

Últimas Notícias

Indústria de açúcar da África do Sul luta para sobreviver em meio à inércia do governo

A usina de Melville, fechada em 1978, simboliza o declínio de um...

Últimas Notícias

Programa de capacitação já responde por 29,2% do quadro operacional da CRV Industrial em MG

Iniciativa realizada em Capinópolis já teve 11 edições e resultou na contratação...

Últimas Notícias

EUA transformam carbono do milho em novo valor para o etanol

Novo crédito tributário cria incentivo econômico e valoriza práticas de conservação do...