As usinas de açúcar da Índia não devem exportar toda a sua cota de 1,5 milhão de toneladas na atual safra 2025/26, que termina em setembro, segundo informou uma autoridade sênior do setor nesta quarta-feira, 4.
Ainda assim, a expectativa é de que o segundo maior produtor mundial de açúcar embarque mais de 1 milhão de toneladas, disse o diretor-geral da Associação Indiana de Fabricantes de Açúcar e Bioenergia (ISMA), Deepak Ballani.
De acordo com dados da India Sugar Mill Association (ISMA) em janeiro, a produção de açúcar da safra 2025/26, no período entre 1º de outubro e 15 de janeiro, alcançou 15,9 milhões de toneladas, crescimento de 22% em relação ao mesmo intervalo do ciclo anterior.
Em novembro, a entidade revisou para cima sua estimativa de produção indiana para a safra 2025/26, elevando o volume para 31 milhões de toneladas, ante projeção anterior de 30 milhões, o que representa alta de 18,8% na comparação anual.
A ISMA também reduziu sua estimativa de açúcar destinado à produção de etanol na Índia para 3,4 milhões de toneladas, abaixo da previsão de 5 milhões divulgada em julho. Esse ajuste pode abrir espaço para um aumento das exportações do produto pelo país, que é o segundo maior produtor mundial de açúcar.
Com informações da Reuters