Home Últimas Notícias Usinas indianas poderiam exportar até 2 mi t de açúcar nesta temporada, diz indústria
Últimas Notícias

Usinas indianas poderiam exportar até 2 mi t de açúcar nesta temporada, diz indústria

açúcar
Compartilhar

As usinas de açúcar da Índia podem facilmente exportar até 2 milhões de toneladas métricas do adoçante nesta temporada, já que as perspectivas de oferta doméstica melhoram e os preços locais mostram uma tendência de queda, disse o dirigente de um importante órgão do setor na quarta-feira.

“A situação da oferta parece melhor do que o inicialmente esperado, e é por isso que o governo deve permitir que as usinas exportem pelo menos um milhão ou dois milhões de toneladas de açúcar”, disse Deepak Ballani, diretor geral da Associação Indiana de Usinas de Açúcar, à Reuters em uma entrevista.

No ano passado, a Índia, o maior produtor de açúcar do mundo depois do Brasil, proibiu as exportações do adoçante para a temporada 2022/23, interrompendo os embarques pela primeira vez em sete anos, já que uma seca reduziu a produção de cana e afetou a produção.

O governo do primeiro-ministro Narendra Modi estendeu a proibição das exportações de açúcar pela segunda temporada consecutiva, uma vez que a Índia, também o maior consumidor mundial do adoçante, enfrentou a perspectiva de uma menor produção de cana.

A temporada de açúcar da Índia vai de outubro a setembro.

No entanto, é provável que país produza uma quantidade recorde de açúcar na temporada 2024/25, depois que milhões de agricultores expandiram o cultivo de cana, incentivados pelo amplo suprimento de água e pela queda dos preços das culturas concorrentes.

“Como o plantio de cana tem sido forte, espera-se que a produção do próximo ano seja bastante robusta”, disse Ballani.

“Na expectativa de uma produção substancialmente maior, os preços do açúcar caíram, e a permissão para exportar pelo menos 1 a 2 milhões de toneladas ajudará as usinas que estão lutando com preços mais baixos”, disse ele.

Os preços do açúcar na Índia caíram para o nível mais baixo em um ano e meio devido à ampla oferta, tornando difícil para as usinas pagarem aos agricultores o preço da cana.

Ballani disse que os preços do açúcar caíram significativamente abaixo do custo de produção das usinas, que é de 41.000 rúpias (482,90 dólares) por tonelada.

“Mesmo que o governo nos permita exportar 2 milhões de toneladas de açúcar, ainda teremos um excedente de 5,6 milhões de toneladas no início da próxima temporada, em 1º de outubro de 2025”, previu Ballani.

Com informações da Reuters / Mayank Bhardwaj
Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Justiça determina revisão de indenização de R$ 4,2 bi a usina que vendeu crédito ao Master

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) determinou a realização de...

Últimas Notícias

Petrobras indica atraso de um ano em três plantas dedicadas à produção de SAF

A Petrobras deve atrasar em um ano a entrada em operação das...

Últimas Notícias

Mercado de bioinsumos deve crescer até 7% em valor e 10% em volume em 2026, diz ANPII Bio

O mercado brasileiro de bioinsumos deve encerrar 2026 com crescimento de 5%...

Últimas Notícias

STF começa a analisar envio de caso de precatórios de usinas ao plenário

Colegiado decidirá se confirma decisão de Gilmar Mendes; discussão ganhou destaque após...