Conecte-se conosco
 

Destaque

Usinas já pensam em adiar moagem de cana-de-açúcar

Publicado

em

Prevista para começar oficialmente na primeira semana de abril, a safra 2020/21 de cana-de-açúcar no Centro-Sul corre o risco de ter seu início postergado por conta do Covid-19. A informação é do consultor Ricardo Pinto, Sócio-diretor da RPA Consultoria.

O consultor da RPA Consultoria tem ouvido de clientes e não-clientes e, segundo ele, alguns estão pensando em adiar em uma ou duas semanas as operações. “Porém, mais que isso, “gerará perdas irrecuperáveis”, alerta.

A safra leva em conta diversos fatores internos e externos como, por exemplo, a mudança de clima, o amadurecimento da cana de início de safra, o custo de carregar a ociosidade das unidades, entre outros fatores, entre os quais o impacto sobre a qualidade.

Por conta da pandemia, que atinge todo o globo, muitas unidades estão atentas à situação dos colaboradores e preocupadas também com potenciais prejuízos. Atualmente, uma usina de porte médio, moderna, exige em torno de 2,5 mil funcionários para seu pleno funcionamento.

Os cuidados exigidos de movimentação e proximidade das pessoas, mais o potencial risco de uma ordem de governos ordenando a paralisação das atividades, estão alinhados ao cenário de cuidados com o coronavírus.

São Paulo, o maior estado produtor, tem mais de 100 unidades operacionais, acionando em torno de 300 mil funcionários, incluindo os do campo (agora nessa fase para colheita), empregados diretamente utilizados na indústria e de manutenção de frota. O pessoal administrativo, sempre que possível, já está em home office.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading
Publicidade