Home Destaque Venda direta de etanol pode aumentar concorrência, afirma Bolsonaro
Destaque

Venda direta de etanol pode aumentar concorrência, afirma Bolsonaro

O intuito do setor sucroenergético é fortalecer a cooperação técnica e a troca de experiências sobre etanol brasileiro com a Índia.
Compartilhar

O presidente Jair Bolsonaro comentou hoje (1º) a aprovação de diretrizes pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para que o etanol possa ser vendido das usinas diretamente para os postos de combustíveis. “A venda direta de etanol pode proporcionar maior concorrência no setor e baratear o preço dos combustíveis nas bombas”, escreveu em publicação nas redes sociais.

Em junho, o CNPE aprovou resolução que define diretrizes para a comercialização, por produtor, de etanol hidratado combustível diretamente com revendedor varejista de combustíveis automotivos e transportador-revendedor-retalhista (TRR).

Atualmente, a norma da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estabelece que todo combustível deve passar por empresa distribuidora antes de chegar às bombas dos postos. Em diversas ocasiões, Bolsonaro já defendeu a venda direta como forma de reduzir os preços dos combustíveis. A aprovação da resolução pelo CNPE permitirá à ANP implementar as ações para a venda direta de etanol.

Um projeto de decreto legislativo para liberar a venda sem intermediários também está tramitando na Câmara dos Deputados. Ele foi aprovado pela Comissão de Minas e Energia no fim de 2019 e está sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), para depois seguir para votação no plenário.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaquePopularRecursos Humanos

Especial RH: Ferrari X Bicicleta

Como você tem usado você na vida? por Renato Fazzolari É interessante...

Usina Santa adélia
DestaqueÚltimas Notícias

Usinas são condenadas a pagar adicional de periculosidade durante entressafra, decide TST

Decisão reforça que o risco permanece mesmo com equipamentos desligados, quando há...

AgrícolaDestaquePopularÚltimas Notícias

Nova tecnologia para o setor canavieiro possibilita ganhos de produtividade e redução da Isoporização

Avanço de doenças reduz produtividade e qualidade industrial da cana, mas solução...

Últimas NotíciasDestaque

Usinas sucroenergéticas estão em situação mais sólida do que há dez anos, aponta Itaú BBA

Levantamento mostra que setor sucroenergético entra em um novo ciclo mais preparado...