Home Últimas Notícias Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil com dois voos diários na Bahia
Últimas Notícias

Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil com dois voos diários na Bahia

Compartilhar

A Vibra Energia iniciará neste mês o abastecimento de voos comerciais com combustível sustentável de aviação (SAF) no Aeroporto Internacional de Salvador, informou a companhia nesta quarta-feira, 26, destacando o ineditismo da iniciativa que foi fruto de uma parceria com o governo da Bahia.

O SAF será utilizado em dois voos diários partindo de Salvador, um da Gol Linhas Aéreas e outro da Latam Airlines Brasil, transformando o aeroporto no primeiro do Brasil a utilizar o combustível sustentável de aviação em operações comerciais, segundo a empresa.

Nesses abastecimentos, será utilizada uma mistura composta por 10% de SAF puro e 90% de combustível fóssil, a maior mistura com SAF puro já utilizada em abastecimentos na aviação brasileira, segundo a Vibra.

O SAF puro, importado pela Vibra, é o único atualmente disponível no Brasil e foi fabricado na Ásia a partir de óleo de cozinha usado (UCO, na sigla em inglês), uma das matérias-primas de menor intensidade de carbono por se tratar de um resíduo.

O SAF é fornecido pela BR Aviation, unidade de negócios da Vibra responsável pelos serviços de abastecimento de aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros, e tem potencial de reduzir até 80% das emissões de gases de efeito estufa.

Reuters| Marta Nogueira

Compartilhar

Episódio 36: Sphenophorus: por que o manejo ainda falha?

Episódio 35: Plantas daninhas na cana: como tornar o manejo mais eficiente?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Eleições nos EUA e no Brasil podem impulsionar mercado de etanol, diz consultoria

As eleições nos Estados Unidos e no Brasil podem dar novo impulso...

Usina Coruripe
Últimas Notícias

Coruripe amplia moagem em 9,4%, mas EBITDA recua 27% na safra 2026/27

Companhia registra ganhos de produtividade agrícola e aumento de 24% na produção...

Últimas Notícias

Eletrificação e etanol podem avançar juntos na descarbonização do transporte brasileiro, apontam lideranças

Durante conferência da DATAGRO, representantes da Anfavea, BYD e ABVE destacaram o...

Últimas Notícias

Governo inicia em janeiro testes para mistura de 35% de etanol na gasolina

Ensaios devem avaliar durabilidade de componentes, compatibilidade de materiais e funcionamento dos...