Home Últimas Notícias Vietnã pretende ampliar mistura de etanol à gasolina a partir de junho
Últimas Notícias

Vietnã pretende ampliar mistura de etanol à gasolina a partir de junho

Compartilhar

O Vietnã dará início à transição oficial para o uso de biocombustíveis, saindo de uma mistura de 5% de etanol à gasolina (E5) para 10% (E10), a partir de 1º de junho de 2026, no âmbito de uma estratégia de longo prazo elaborada pelo governo em conjunto com ministérios e órgãos competentes. A informação foi divulgada pela Vietnam News Agency (VNA), parceira da rede TV Brics.

Para a implementação da nova etapa, o país afirma que já dispõe de base legal e infraestrutura técnica adequadas. As autoridades ressaltam que as medidas adotadas estão alinhadas aos objetivos nacionais de desenvolvimento sustentável e de preservação ambiental.

De acordo com a divulgação, grandes empresas do setor energético estão se preparando para a mudança, criando condições para assegurar o fornecimento contínuo e o controle de qualidade dos biocombustíveis em escala nacional.

Paralelamente, o governo destaca a necessidade de aprimorar padrões e regulamentos técnicos, sobretudo nos aspectos relacionados ao armazenamento e à infraestrutura. As autoridades também enfatizam a importância da fiscalização permanente e do monitoramento do mercado.

Ainda conforme a apuração da VNA, o fortalecimento do setor de biocombustíveis é visto como um fator relevante para reduzir impactos ambientais, estimular a produção, gerar empregos e impulsionar o crescimento socioeconômico.

A expectativa do governo do Vietnã é que a adoção dos biocombustíveis represente um marco importante para o mercado de combustíveis do país, orientando sua evolução para um modelo mais sustentável e ambientalmente responsável.

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

ANP aprova plano para combate à abusividade de preços de combustíveis

A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)...

Últimas Notícias

Raízen diz que apoio a seu plano de recuperação extrajudicial sobe para 80,15%

A produtora de ‌açúcar e etanol e distribuidora de combustíveis ‌Raízen informou...

Últimas Notícias

De Olho no Material Escolar lança novo diagnóstico sobre o agro nos livros didáticos

Quatro anos depois de estudo inédito, e após promulgação do novo Plano...

Últimas Notícias

Lula e Sheinbaum avaliam possível acordo entre Petrobras e Pemex

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discutiu cooperação na área...