Home Destaque Zilor anuncia venda de 70% de seu negócio de leveduras para empresa francesa
DestaqueÚltimas Notícias

Zilor anuncia venda de 70% de seu negócio de leveduras para empresa francesa

Com quatro usinas no estado de São Paulo e capacidade de moagem de 13,8 milhões de toneladas de cana, a Zilor está entre os 15 maiores grupos sucroenergéticos do Brasil. (Foto: Unidade Quatá - divulgação)
Compartilhar

O grupo Zilor, uma das principais companhias do setor sucroenergético brasileiro, comunicou ontem, 03, aos investidores e ao mercado em geral a assinatura de “documentos vinculantes” para a venda do controle da Biorigin, seu negócio de leveduras, para a empresa francesa Lesaffre, um importante player global no setor de leveduras, fermentação e ingredientes a base de levedura que melhoram o sabor dos alimentos.

De acordo com nota, assinada por Denise Araújo Francisco, diretora Financeira da Zilor, a transação envolve a segregação das operações desta unidade de negócio localizada em Quatá/SP em uma nova empresa e a venda de 70% desta nova empresa para a Lesaffre. A Zilor permanecerá como acionista, com 30% do capital social.

“A aquisição da Biorigin pela Lesaffre através da combinação das capacidades da Zilor e da Lesaffre permitirá soluções aprimoradas de derivados de levedura e ingredientes que melhoram sabor aos alimentos para clientes nos mercados do Brasil e internacionais. O modelo de negócios, após o fechamento do acordo, trará benefícios para os clientes melhorando a capacidade de produção da Biorigin, processos mais eficientes e novas soluções baseadas na fabricação e comercialização de ingredientes de origem natural para as indústrias de alimentação e nutrição humana e animal”, diz a executiva em nota.

O valor da transação, segundo a Zilor, será ajustado conforme regras previstas no contrato de compra e venda, e está estimado em aproximadamente R$665 milhões pela venda de 70% da empresa. O fechamento está condicionado ao cumprimento de condições prévias e usuais para operações dessa natureza, dentre eles a aprovação de credores da Companhia, e demais aprovações legais e regulatórias, incluindo o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Até finalizada a transação, a Biorigin e a Lesaffre permanecerão totalmente independentes, conduzindo seus negócios normalmente.

“Adicionalmente, o acordo está alinhado à estratégia de alocação de capital da Zilor e permitirá à Companhia associar-se a um parceiro estratégico, a Lesaffre, com trajetória sólida no setor de biotecnologia e comprovada excelência operacional, para a captura de sinergias importantes. A Zilor manterá seus acionistas, investidores, colaboradores e o mercado em geral informados sobre os avanços da transação, considerando a legislação aplicável”, afirma Denise.

Fundada como parte do processo de diversificação dos negócios da Companhia, a Biorigin possui mais de 20 anos de atuação no setor de biotecnologia, com a oferta de produtos de origem natural de alta qualidade e valor agregado. A Biorigin é um ativo estratégico da Zilor, com um portfólio global de produtos que atendem clientes em mais de 60 países.

A Lesaffre é um importante player global em fermentação há mais de um século com €3 bilhões de faturamento. Estabelecida em todos os continentes, com 80 unidades de produção em 50 países, conta com 11.000 funcionários de mais de 96 nacionalidades.

Natália Cherubin para RPAnews

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Brasil quer que Paraguai priorize inclusão de setores automotivo e açucareiro no Mercosul

O governo Luiz Inácio Lula da Silva espera que o Paraguai, que...

Últimas Notícias

Orplana avalia pedido de exclusão de associações após memorando com a Unica

O pedido de punição ou exclusão de três associações foi feito pela...

Últimas Notícias

S&P rebaixa rating da Adecoagro para BB- após aquisição da Profertil e elevação da alavancagem

A S&P Ratings rebaixou o rating de crédito da Adecoagro S.A. de...

Planta etanol milho inpasa
Últimas Notícias

Inpasa anuncia nova biorrefinaria de etanol em Rondonópolis (MT) e ampliação em Nova Mutum

A Inpasa, maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina, anunciou...