Home Últimas Notícias Unica e Bioenergia Brasil comemoram aprovação da PL que trata do hidrogênio renovável
Últimas Notícias

Unica e Bioenergia Brasil comemoram aprovação da PL que trata do hidrogênio renovável

Compartilhar

A aprovação pelo Congresso Nacional do Projeto de Lei 2308/2023, que trata o hidrogênio de baixa emissão e o hidrogênio renovável, vem sendo acompanha com entusiasmo pelas entidades Bioenergia Brasil e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), entidades que representam o setor sucroenergético brasileiro.

Segundo nota divulgada pelas entidades, o PL é mais um indicativo do firme caminho escolhido pelo país para uma transição energética justa e sustentável, ao reconhecer a vocação brasileira para a produção de hidrogênio verde. “Indica também que o Congresso Nacional brasileiro tem compreendido o momento histórico por que passamos e endereçado corretamente as questões mais fundamentais do século XXI”, disseram em nota.

Ao ampliar as possibilidades de rotas de produção de hidrogênio a partir do etanol, biomassa e biogás, segundo as entidades, o PL 2308/23 incorpora um moderno conceito de ciclo de vida, em sintonia com outros instrumentos legais que desenham e definem a política para o futuro. Entre eles estão, por exemplo, o PL 528/20, também conhecido como Combustível do Futuro, em tramitação no Senado Federal, e o PL 914/24, recentemente sancionado com a instituição do Programa MOVER.

A determinação da análise de ciclo de vida garante o melhor resultado em termos de emissões e de orientação para as políticas mais adequadas ao nosso país e ao meio ambiente. Ainda segue com a prática brasileira de análise efetiva de emissões inaugurada com a política nacional de Biocombustíveis, RenovaBio, instituída pela Lei 13.576/2017.

“Um dos maiores méritos do projeto é garantir que várias rotas tecnológicas sejam utilizadas para a produção de hidrogênio de baixo carbono, o que permitirá que o Brasil aproveite todas as suas potencialidades. Somos, como país, um “celeiro” das energias renováveis, o que nos conferirá uma vantagem competitiva. Dessa forma, a Bioenergia Brasil e a UNICA, mais uma vez, confirmam o irrestrito apoio ao projeto e manifestam ampla confiança na pronta e integral sanção do texto aprovado pelo Parlamento”, disseram em nota.

Natália Cherubin para RPAnews

Compartilhar
Artigo Relacionado
(cana, índia
Últimas Notícias

Área técnica do Cade aprova venda de ativos da Raízen para São Martinho e Batatais

Sociedade limitada será detentora de contratos associados ao cultivo e aquisição de...

b15
Últimas Notícias

Salto na demanda por biodiesel desafia setor a expandir processamento de soja

Com a sanção da Lei do Combustível do Futuro, o Brasil traça...

Últimas Notícias

Grupo Cerradão realiza exames médicos e ações preventivas para os colaboradores no dia da saúde

Os colaboradores da Cerradão, uma das maiores empresas do setor sucroenergético no...

Últimas Notícias

CEISE Br lança mapeamento inédito da indústria de base da cadeia bioenergética na Fenasucro & Agrocana

Evento no Espaço de Conferências FenaBio, no dia 14 de agosto, apresentará...