Home Destaque Consumo de combustíveis leves cai no primeiro semestre de 2020; veja os números
DestaqueMercado

Consumo de combustíveis leves cai no primeiro semestre de 2020; veja os números

Etanol
Compartilhar

Dados preliminares publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e compilados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) apontam que o consumo de combustíveis no mercado nacional atingiu 22,72 bilhões de litros, em gasolina equivalente, no acumulado de 2020, o que representa queda de 12,7% na comparação com o mesmo período de 2019.

etanol hidratado, por sua vez, indica uma retração de 16,7% em relação ao primeiro semestre de 2019, com um total consumido de 8,96 bilhões de litros, o segundo maior consumo de hidratado nos primeiros seis meses de cada ano.

“Esse resultado enfatiza a competitividade do etanol nos principais centros consumidores frente a gasolina que possibilitou a manutenção da participação na matriz de combustíveis do ciclo Otto. Ao abastecer com etanol, o consumidor está usando um combustível não só mais em conta como melhor para o meio ambiente”, analisa Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da UNICA. No acumulado do ano, o índice, que mensura o volume de hidratado e anidro consumidos pela frota de veículos de passeio e carga leve indica 47,2%.

Dados de junho

Em junho de 2020 foram consumidos 3,64 bilhões de litros de combustíveis pela frota de veículos leves. Este resultado indica uma queda de 12,6% quando comparado ao mesmo período do ano anterior — menor retração mensal na comparação com 2019 desde o início da pandemia.

O consumo de etanol hidratado no sexto mês de 2020 totalizou 1,33 bilhão de litros no País, queda de 22,9% em relação a junho de 2019. Este volume também representa um crescimento de 5,0% no volume demandado de biocombustível em relação a maio de 2020.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas NotíciasDestaque

Pecege revisa projeções e estima moagem de 633 milhões de t no Centro-Sul na safra 2026/27

Análise do Pecege aponta recuperação técnica da safra 2025/26, impactos do clima...

Últimas NotíciasDestaque

Tereos anuncia venda da Unidade Andrade para a Viralcool

Anúncio foi feito nesta sexta-feira, 30 de janeiro, por meio de carta...

Últimas NotíciasDestaque

Laboratórios no canavial mostram potencial para controle de nematoides

Estudo conduzido na usina São Luiz avalia a eficácia de protocolo biológico...