Home Destaque Grupo Ipiranga Agroindustrial arrenda parte da Usina Itaiquara
DestaqueUsinas

Grupo Ipiranga Agroindustrial arrenda parte da Usina Itaiquara

Compartilhar

O contrato da Ipiranga de arrendamento valerá por 18 anos na produção de açúcar e etanol, com possibilidade de prorrogação

O grupo Ipiranga Agroindustrial acaba de acertar arrendamento das indústrias de açúcar e etanol e parte das terras da Usina Açucareira Passos, do Grupo Itaiquara, localizado em Passos, MG, que está em Recuperação Judicial desde o final de 2019.

Já a partir desta semana, o grupo Ipiranga começa as atividades como maior empresa canavieira da região. O município pode se tornar o maior polo de produtos da cana-de-açúcar no Sul de Minas.

Segundo jornal Click Folha, a negociação entre as partes teve início há alguns meses. Pelo contrato, o arrendamento da Ipiranga ocorrerá pelos próximos 18 anos na produção de açúcar e etanol, com possibilidade de prorrogação, exceto em relação à fábrica de fermento.

Parte dos funcionários de todos os setores da usina será demitida e deve receber os direitos trabalhistas, mediante negociação com os sindicatos das categorias.

No entanto, a chegada do Grupo Ipiranga dará prioridade as contratações de mão de obra local, com provável absorção dos demitidos, além de novas admissões em razão das atividades a serem exercidas, tal como lavoura e produção de cana-de-açúcar.

Crise vem desde 2008

Assim como diversas usinas do segmento, desde 2008 a Itaiquara vem enfrentando grave crise financeira, o que resultou na Ação de Recuperação Judicial proposta em outubro de 2019, na tentativa de manter a atividade empresarial e empregos.

O acordo é realizado com o Grupo Ipiranga, é considerado imprescindível para que as empresas do grupo possam se manter em atividade e, acredita-se que a negociação concretizada deve possibilitar a reorganização financeira da Itaiquara, permitindo que sejam cumpridos compromissos mediante a recuperação judicial, além de voltar a investir na fábrica de fermento em Passos.

A Ipiranga Agroindustrial adquiriu o controle acionário de uma usina em Mococa, SP, próximo da divisa com a cidade mineira de Arceburgo. Cinco anos depois, comprou outra empresa canavieira em Descalvado, SP, e em 2005, agregou ao grupo a Usina de Iacanga, também no interior de São Paulo.

Compartilhar
Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Produtor do Paquistão transforma canavial com ajuda da RPA Consultoria

Os canaviais de Ahmad Mujtaba Khan, produtor de cana no Paquistão, estão...

IndústriaDestaquePopular

Bagaço de cana: de subproduto a coproduto estratégico

De resíduo a fonte estratégica de energia renovável, o bagaço pode elevar...