Home Agrícola Dispositivo evita formação de torrões na operação de plantio mecanizado
AgrícolaDestaqueIndústriaMercadoNegóciosUsinas

Dispositivo evita formação de torrões na operação de plantio mecanizado

dmb frontal
Compartilhar

Usinas e produtores estão plantando cana de ano e meio em condições desfavoráveis. De acordo o engenheiro agrônomo Auro Pereira Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas, o regime irregular de chuvas tem facilitado a formação de torrões no momento da sulcação.

Segundo ele, os torrões costumam formar bolsões de ar no sulco, o que interfere no resultado do plantio, dificultando o desenvolvimento dos toletes. “Com pouca chuva, o solo não amolece de maneira satisfatória e, em decorrência disso, a sulcação ‘levanta’ muito torrão”, ressalta Auro Pardinho.

Ainda de acordo com ele, as chuvas mal distribuídas e índices pluviométricos abaixo da média nas regiões canavieiras estão encurtando a “janela de plantio”. Por isso, usinas e produtores estão plantando cana mesmo em condições de umidade não muito adequadas.

Para evitar as consequências causadas pela formação de torrões, ele recomenda uma solução bastante eficaz: a utilização do Sulcador com Dispositivo Destorroador, acessório que pode ser acoplado à Plantadora de Cana Picada PCP 6000 Automatizada, fabricada pela DMB. Dotado de uma haste que atinge uma profundidade de até 42 centímetros, este recurso elimina torrões e ondulações do terreno.

Plantadora convencional x automatizada 

Recentemente, uma pesquisa realizada pela empresa AgroQuatro-S, em parceria com a DMB, demonstrou inclusive que uma área com plantio mecanizado realizado por máquina convencional, que não possui Sulcador com Dispositivo Destorroador, apresentou 20% a mais de torrões em comparação a uma área onde foi utilizada plantadora automatizada equipada com esse recurso tecnológico.

Comportamento das raízes e suas massas com e sem o uso do destorroador. (Foto: reprodução)

Caixas de óxido 

Além disto, o uso das Caixas de óxido – outro acessório da plantadora automatizada disponibilizado pela DMB – possibilita a aplicação de óxido de cálcio e de magnésio no fundo do sulco durante a operação de plantio. Esse procedimento proporciona um melhor enraizamento da planta, que atinge até um metro de profundidade.

O uso do Dispositivo Destorroador, para simplificar e aprimorar o preparo do solo, e das Caixas de Óxido, que disponibilizam prontamente nutrientes à planta, reduzem custo, aumentam a produtividade e a longevidade do canavial – resume Auro Pardinho. Os dois acessórios podem ser adquiridos com a plantadora nova ou mesmo incorporados à PCP 6000 Automatizada que não possui esses recursos tecnológicos.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Produção de etanol pode atingir maior nível em 21 anos na safra 2026/27

Oferta no Centro-Sul deve somar 36,9 milhões de m³; expansão do milho...

Usina Coruripe
Últimas NotíciasDestaque

Coruripe reduz 11,7% a moagem, vê etanol cair 27% e tem queda de 56% no lucro na safra 25/26

Com menor volume de cana de fornecedores e retração na produção industrial,...

DestaqueÚltimas Notícias

Moagem da safra 25/26 recua 2,16% no Centro-Sul; produção de açúcar avança 0,86%

Safra acumula 601,6 milhões de toneladas processadas até 1º de fevereiro A...

Jalles
DestaqueÚltimas Notícias

Jalles reverte prejuízo no 3T26 e mantém EBITDA acima de R$ 1 bi na safra 25/26

Margem resiliente, hedge fortalece resultado e mix mais alcooleiro marca o trimestre...