Home Bioenergia Usina investe em cogeração e deve superar em 10% a produção de bioenergia
BioenergiaDestaque

Usina investe em cogeração e deve superar em 10% a produção de bioenergia

usina rubi
Compartilhar

A usina Cooper-Rubi, localizada em Rubiataba, GO, 100% autossuficiente, está exportando energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Segundo o gerente industrial da Cooper-Rubi, Nilson Gonçalves, a usina contribui com a geração de energia desde maio de 2020, injetando energia limpa e renovável no sistema interligado nacional (SIN).

“Com a portaria do Ministério de Minas e Energia (MME) iremos ter ainda mais incentivo para aumentar nossa produção e disponibilizar uma maior quantidade de energia proveniente do nosso excedente de vapor. Para isso estamos investindo em novos equipamentos de última geração e que possibilitem uma maior eficiência na produção energia disponível na unidade”, pontua Gonçalves.

A usina investiu na aquisição de novos equipamentos, como gerador, turbina, transformador e painéis de acionamento. (Foto: Divulgação)

A expectativa da usina Cooper-Rubi para este ano é superar em 10% a produção anterior – que foi de 20.020.776,154 kWh- e exportar 22 milhões KWh para a rede. Para esse incremento de produção, a unidade investiu na aquisição de novos equipamentos, como gerador, turbina, transformador e painéis de acionamento. Este é o segundo ano que a usina gera energia elétrica.

Em 2020, a usina produziu 72.386.240 Quilowatt-hora (KWh) de energia, proveniente apenas do bagaço da cana-de-açúcar, e abasteceu todo o parque industrial o setor administrativo, os sistemas de irrigação,  de captação, e agrícola da unidade.

A  usina Cooper-Rubi é autossuficiente de energia durante a safra. E isso representa  vantagem para a unidade, significa  redução do desperdício de energia útil, com maior economia de combustível, redução da emissão de poluentes, além de geração de excedentes como fonte de receita.

A cogeração no Brasil

No primeiro semestre deste ano, a geração de energia elétrica para à rede pela fonte biomassa, da qual o setor sucroenergético costuma representar mais de 80% do total, foi de 12,2 mil GWh.

Esse número representa 16% de toda a geração de energia elétrica pela Usina Itaipu em 2020 e pode  atender 6,3 milhões de residências.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas NotíciasDestaque

Pecege revisa projeções e estima moagem de 633 milhões de t no Centro-Sul na safra 2026/27

Análise do Pecege aponta recuperação técnica da safra 2025/26, impactos do clima...

Últimas NotíciasDestaque

Tereos anuncia venda da Unidade Andrade para a Viralcool

Anúncio foi feito nesta sexta-feira, 30 de janeiro, por meio de carta...