Home Usinas UISA identifica 24 espécies de mamíferos em seu Report de Biodiversidade
UsinasÚltimas Notícias

UISA identifica 24 espécies de mamíferos em seu Report de Biodiversidade

Compartilhar

A UISA, em seu Report de Biodiversidade, identificou a presença de 24 espécies de mamíferos. Em uma abordagem mais específica, o número representa 63% de toda a mastofauna da sua área de influência, direta e indireta.

Dentre as categorias de espécies identificadas, diversos mamíferos já se encontram ameaçados de extinção, como: Tayassu pecari – Queixada, Chrysocyon brachyurus – Lobo-guará, Puma concolor – Onça-parda, Puma yagouaroundi – Gato-mourisco, Tapirus terrestres – Anta, Myrmecophaga tridactyla – Tamanduá-bandeira e Panthera onca – Onça-pintada.

Para evitar a perturbação e afugentamento da fauna e atropelamento de animais, a uisa possui o Programa de Monitoramento de Fauna. O objetivo é preservar a fauna, implementar inventário com registro de avistamento pelos trabalhadores e reduzir o impacto das estradas no nicho dos animais silvestres.

O programa abrange todos os habitats em áreas de influência da UISA e contempla as seguintes ações: Preservação da fauna, Inventário de avistamento de fauna e Controle de impacto das estradas no nicho dos animais silvestres.

No final de 2019, foi iniciado o Programa de Avistamento, com intuito de elaborar um inventário de fauna local com arquivos fotográficos realizados pelos próprios funcionários. Também foram instaladas diversas câmeras do tipo Trap, que são ativadas à distância por sensores de movimento. As câmeras Trap são utilizadas para fotografar animais na natureza com a menor interferência humana possível.

A UISA segue avançando com as ações no tema de Biodiversidade em consonância com a Política do Sistema de Gestão Integrado. Dessa forma, reforçamos a parceria com o IBAMA, onde o órgão continuará utilizando as áreas verdes e corredores ecológicos da uisa como santuário para soltura de animais silvestres dos Biomas Amazônia e Cerrado.

A companhia ainda firmou parceria com a FMC onde, inicialmente, foram instaladas 10 placas educativas sobre a fauna local confeccionadas com materiais recicláveis e eucaliptos cultivados nas próprias fazendas, com o objetivo de reduzir o impacto das estradas no nicho dos animais silvestres.

De acordo com a companhia, as ações refletem o compromisso com a biodiversidade e consequentemente a transformação verde em cumprimento aos nossos pilares de ESG.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...