Home Últimas Notícias Feplana pede a Casa Civil e a Agricultura mais recursos agrícolas
Últimas Notícias

Feplana pede a Casa Civil e a Agricultura mais recursos agrícolas

Compartilhar

Desde que foi aprovado o orçamento da União para 2022, a alta inflação já cresceu mais e custos de produção agrícola também, elevando o preço dos alimentos. A fim de encontrar soluções conjuntas, que passa por mais recursos à agricultura no PLN1, que deverá ser votado no Congresso na próxima semana, os ministros da Casa Civil e da Agricultura reuniram-se ontem com políticos e entidades agropecuárias, como a Feplana, no Instituto Pensar Agro, em Brasília

A Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) voltou a se reunir com as demais entidades agropecuárias no Instituto Pensar Agro (IPA), durante a reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), para reivindicar mais recursos voltados a políticas agrícolas no Orçamento Fiscal da União (PLN1 2022), com previsão de ser votado na próxima quarta-feira (27).

Embora a demanda não esteja garantida em função do teto de gastos e da escassez de caixa governamental, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, presente no encontro, acompanhado do ministro da Agricultura, Marcos Montes, reconheceu a importância do pleito, sobretudo tendo a agricultura uma atenção especial pelo governo atual.

A Feplana reconhece os esforços do governo, inclusive já com um aporte financeiro garantido no relatório do PLN1 do senador mato-grossense Carlos Fávaro. Porém, conforme foi colocado na reunião, será preciso mais cerca de R$ 865,5 milhões. “O acréscimo é urgente e necessário para a complementação do Plano Safra 2021/22, devido ao aumento de custo de produção, à alta inflação e ainda aos problemas climáticas.

“Acreditamos que o governo, mesmo sem recursos para equalizar a taxa de juros (Selic atual está em 11,75%), conseguirá uma forma para adequar as políticas agrícolas”, espera Paulo Leal, que é o presidente da Feplana.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...