Home Conjuntura Crescimento e tecnologia: lado a lado no agronegócio brasileiro
ConjunturaÚltimas Notícias

Crescimento e tecnologia: lado a lado no agronegócio brasileiro

Foto ilustrativa Crédito: Netafim
Compartilhar

Para mitigar impactos climáticos, atender a pauta de sustentabilidade e garantir que haja lucro no final da colheita, agricultores buscam incessantemente produzir mais utilizando menos recursos. E é nesse cenário que a tecnologia se instalou e tem evoluído a cada dia.

Quando se fala em irrigação, a Netafim é a líder e pioneira. Independente da cultura e relevo, há mais de 50 anos a empresa oferece o mais completo portfólio de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o uso eficiente da água.

Um dos meios para que o agricultor conheça essas novas oportunidades são as feiras que, após o impacto da pandemia, voltam a acontecer presencialmente. Entre os dias 25 e 29 de abril, em Ribeirão Preto, a Netafim estará presente na principal feira de tecnologia agrícola da América Latina, a Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação). O evento, que movimenta fortemente o agronegócio nacional, está em sua 27ª edição e há mais de 20 anos a Netafim participa com inúmeras novidades e lançamentos. Em 2022, iniciativas em Grãos, Cana, Café, Varejo e Serviços estarão em exposição no estande da empresa.

Quando se fala em cana-de-açúcar, por exemplo, usinas e fornecedores já contabilizam resultados positivos em relação à longevidade, que se refere ao número de cortes possíveis a serem realizados durante o ciclo da cana. Esse resultado é determinante na relação Produtividade x Retorno e é altamente dependente do manejo realizado na cultura e das condições climáticas ocorridas durante os ciclos produtivos.

Com irrigação por gotejamento e fertirrigação, os fatores que reduzem a longevidade dos canaviais, como tráfego intenso de máquinas com compactação do solo, preparo e adubação inadequada do solo e déficit hídrico, por exemplo, são neutralizados, garantindo a tranquilidade e retorno ao produtor.

Para garantir essa longevidade é preciso planejar rigorosamente o manejo adequado da cultura, levando em conta maior produtividade, eficiência e menor impacto ambiental e social. Nesse contexto, a Netafim, que tem inovação em seu DNA, anuncia um lançamento inédito: o Netafim Services.

Trata-se de um novo modelo de negócio de ponta a ponta que garante soluções para quem já é irrigante e para quem quer ser. São diversas modalidades de serviços para melhorar a aproximação com os clientes, garantindo o sucesso dos projetos e acelerando a transferência de know-how e tecnologias em irrigação localizada. A proposta é oferecer ao agricultor um sistema completo de irrigação, através de uma mensalidade ou anuidade, similar aos serviços de máquinas, carros e entretenimento por assinatura. Logo, não há a necessidade de adquirir um sistema, transformando o Capex em Opex, simplificando as operações e maximizando o sucesso de ponta a ponta nos projetos.

Para Grãos, com o gotejamento subterrâneo, já existe a possibilidade de harmonizar sistemas de irrigação. O que garante que a mesma área produza mais, verticaliza a produção e aproveita 100% da terra, melhorando a margem do negócio e permitindo que o agricultor tenha uma “nova fazenda” dentro da mesma área, otimizando os recursos e valorizando a propriedade.

Para Café, a solução mais avançada é o gotejamento subterrâneo, que oferece alta uniformidade, mesmo em topografias irregulares, com maior proteção contra danos físicos, podendo durar mais de 20 anos no campo. Além disso, o cafeicultor encontra com a Netafim a viabilidade financeira através do barter e a possibilidade de adquirir um sistema que se paga logo na primeira colheita.

E para os fãs de novidades, a Netafim traz na Agrishow 2022, o exclusivo lançamento do AlphaDisc, um filtro de disco que combina alta capacidade de filtragem, além de um design compacto e totalmente modular.

Em 2021, o Brasil registrou aumento de aproximadamente 350 mil hectares em áreas irrigadas. Foi o maior crescimento da história da indústria da irrigação e o país ainda tem potencial para irrigar 400 a 500 mil hectares novos a cada ano.

2022 apresenta ao produtor oportunidades de aumentar a sustentabilidade de suas produções com baixo consumo de água e de energia, aliado às altas produtividades. Por isso, a Netafim investe continuamente para dar suporte e está pronta para atender o mercado nacional.

*Ricardo Almeida é CEO no Brasil e Mercosul da Netafim

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Sindicato e Raízen firmam acordo para acertos de trabalhadores da usina Santa Elisa

Anúncio de paralisação das atividades de unidade em Sertãozinho (SP) feito na...

Últimas NotíciasDestaqueOpiniãoPopular

[Opinião] Cana em região de maior competição vale mais que usina

Muito tem sido comentado da venda de 3,6 milhões de toneladas de...

Últimas Notícias

Câmara aprova projeto que flexibiliza licenciamento ambiental no Brasil

Texto segue para sanção presidencial e enfrenta críticas por fragilizar proteção ambiental...

Últimas Notícias

Coca-Cola deverá passar a usar açúcar de cana nos Estados Unidos

A Coca-Cola concordou em usar açúcar de cana na sua produção nos...