Home Destaque Programa Milho+ SP quer aumentar produção para 11 milhões de t até 2030
DestaqueÚltimas Notícias

Programa Milho+ SP quer aumentar produção para 11 milhões de t até 2030

Compartilhar

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Abramilho – Associação Brasileira dos Produtores de Milho e as empresas Corteva Agriscience, Valtra (marca do Grupo AGCO) e Yara Brasil lançaram o Programa Milho+ SP. O anúncio ocorreu ontem, 28, durante a 27ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, em Ribeirão Preto/SP.

Até 2030, o objetivo é ampliar a produção em larga escala do grão no estado de São Paulo em 7,7 milhões de toneladas por ano, para 11 milhões de toneladas, em busca da autossuficiência entre produção e consumo, com foco em regiões com potencial agrícola e gap de produtividade.

Segundo pesquisa realizada pela consultoria Horizon Company, atualmente, o Estado de São Paulo produz 3,3 milhões de toneladas de milho e há um consumo local estimado em 8,9 milhões de toneladas. A diferença, 5,6 milhões de toneladas, é hoje suprida pela vinda do grão de outros Estados brasileiros. Ainda de acordo o estudo, São Paulo possui 15,8 milhões de hectares para lavoura, com 5,4 milhões de hectares já ocupados pelo cultivo de cana-de-açúcar.

O Milho+ SP prevê o fomento à adoção de tecnologias em pequenas propriedades para o aumento da produção local e à produção do milho por grandes empresas do agronegócio instaladas no Estado. A iniciativa pretende impactar 100 mil agricultores, em 1 milhão de hectares.

A iniciativa consolida um ecossistema de produtividade, que envolve diferentes etapas como conhecimento agronômico e manejo ideal para a lavoura, adoção tecnológica em insumos e em equipamento/maquinário, acesso ao crédito e ao seguro, treinamentos e conexão com indústrias e tradings para escoar a produção.

“Esta é uma iniciativa inédita, da qual a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo se orgulha em participar, com todo seu empenho, conhecimento e parceria”, explica Francisco Matturro, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O Milho+ SP iniciará no Noroeste do Estado, em regiões que apresentam aptidão e cenário positivo em logística, clima e mercado consumidor.

Empresas querem dar suporte técnico ao produtor

As empresas Corteva Agriscience, Valtra e Yara Brasil têm realizado treinamentos para os técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral — CATI, agência de extensão da Secretaria de Agricultura, sobre as melhores tecnologias e a combinação no manejo do milho para que seja possível plantar com as mais modernas técnicas de cultivo, melhorando a produtividade. Os extensionistas do CATI levarão estes conhecimentos aos agricultores, por meio de capacitações e assistência técnica.

“A Corteva apoia o Programa Milho+SP para fomentar o desenvolvimento e a produtividade do milho no Estado e proporcionar um suporte ainda mais completo ao produtor rural da região, por meio de um portfólio integrado em sementes, biotecnologia, proteção de cultivos, soluções biológicas e ferramentas digitais. Ao longo da jornada, ao identificarmos a necessidade de novos desenvolvimentos em tecnologia, abriremos novos desafios dentro do Cubo Agro, iniciativa do Cubo Itaú, projeto em que a Corteva é uma das mantenedoras. As agtechs participantes poderão contribuir, impulsionando a inovação e levando a transformação tecnológica ao campo”, destaca Roberto Hun, Presidente da Corteva Agriscience para Brasil e Paraguai. 

Além disso, com o apoio das empresas, os produtores rurais terão acesso mais fácil a insumos, equipamentos, serviços, inovações tecnológicas e linhas de crédito, visando atender e suprir as necessidades no campo.

“A Valtra tem a estratégia ‘Agricultor em Primeiro Lugar’ (Farmer-first) que direciona nosso foco e iniciativas no produtor. Apoiar o Programa Milho+ SP é contribuir para o salto de produtividade e rentabilidade do produtor, desenvolvimento de comunidades rurais e impulsionamento da produção do cultivo de milho do Estado. Um cenário agrícola de constantes desafios exige inovação e expertise para apoiar os agricultores e, com nossa experiência para extrair o máximo do potencial de máquinas e implementos agrícolas, promovemos uma produção de alimentos eficiente, de qualidade, lucrativa e sustentável. Contribuir para a segurança alimentar no mundo por meio de ações de impacto local é fundamental”, afirma Marcelo Traldi, vice-presidente Fendt e Valtra América do Sul.

Para a Yara Brasil, o Programa Milho+ SP trará impactos positivo para todo o setor. “A sustentabilidade no campo vai além da forma como se produz o alimento, com as melhores práticas e insumos para um futuro neutro em emissões de carbono, mas envolve também a rentabilidade do produtor rural e a construção de uma cadeia sólida e autossuficiente. Nesse sentido, a Yara tem investido grandes esforços também em conexões com as iniciativas privada e pública para contribuir com o desenvolvimento da agricultura sustentável no país e, ao mesmo tempo, construir novos negócios para o campo”, completa Deise DallaNora, diretora de Food Solution Innovation da Yara Brasil.

“Em modelo similar ao programa Prospera desenvolvido na região Nordeste, o Milho+ SP é exemplo concreto e decisivo de assistência técnica e extensão rural, com foco na inclusão do pequeno agricultor às cadeias produtivas do moderno agronegócio. A iniciativa promove acesso à boas práticas e tecnologias, que transformam uma agricultura que era de subsistência em um negócio profissional vinculado ao mercado. Por meio do esforço coletivo, contribui para a evolução do indivíduo e fortalece a viabilidade ainda maior da expansão necessária, devido à forte demanda, da produção do grão no estado e consequentemente no País”, acentua Cesario Ramalho, presidente institucional da Abramilho.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...