Home Últimas Notícias Código Florestal completa 10 anos e evidencia atuação do produtor rural na área ambiental
Últimas Notícias

Código Florestal completa 10 anos e evidencia atuação do produtor rural na área ambiental

Compartilhar

Antes do evento da FPA na noite desta terça-feira (31), com setores do Agro, como a Feplana, realçando  os 10 anos do Novo Código Florestal e a demonstração de que o produtor rural é quem mais preserva no Brasil, foi realizado o anúncio às entidades do Plano Nacional de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais (RegularizAgro), que objetiva dar celeridade ao processo de cadastro e de fiscalização do CAR e do PRA

O novo Código Florestal do Brasil completou 10 anos. Vários dados foram apresentados pelo Serviço Florestal Brasileiro e pela Embrapa Territorial durante reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) com as entidades rurais no Instituto Pensar Agro (IPA), em Brasília. Das seis mihões de propriedades no campo existentes no país, o chefe-geral da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti disse que grande parte  estão regularizadas. “Exatos 72% dos produtores rurais do país já declararam o perfil de uso do solo”, exemplificou o diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Pedro Alves.

As regras claras e objetivas do novo Código Florestal, lei ambiental mais moderna do mundo, direcionado sobretudo para o cumprimento pelo produtor rural, demostra que o agro já é quem mais preserva. 66,3% das terras brasileiras são dedicadas para a proteção, preservação ou para a conservação da vegetação nativa.  Quase a metade disso (32%) deriva das terras privadas do território nacional, sendo a maior parte oriundas das propriedades rurais.

“Os números mostraram que não só criarmos emprego, renda e riqueza para nossos municípios, mas o alto comprometimento que temos com o País, com destaque para natureza”, pontuou Paulo Leal, presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) durante reunião.

Alves aproveitou para apresentar o RegularizAgro para os parlamentares e os dirigentes dos órgãos rurais presentes. O programa foi instituido pelo Decreto Federal 11.015/22, em março, que visa avançar mais na agenda da regularização ambiental em todos os biomas brasileiros.

Dentre seus objetivos, busca dar celeridade ao processo de registro e fiscalização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Regularização Ambiental (PRA). A Feplana lembra que o cadastramento no CAR deve ser feito por meio de sistema eletrônico junto ao órgão estadual competente em que fica o imóvel rural. Depois, podem buscar aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) e seus benefícios.

Neste contexto, o RegularizAgro, realça a Feplana, terá como intuito o aperfeiçoamento da integração de sistemas de informação e bases de dados que gerem potencialização do uso do CAR para planejamento do uso do solo, gestão territorial visando ao desenvolvimento sustentável da agropecuária e à relação com outras políticas públicas.

Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Pecege revisa moagem para 635,5 milhões de toneladas no Centro-Sul, mas reduz projeção do ATR para safra 2026/27

Maior produtividade agrícola e recuperação do TCH sustentaram revisão positiva da moagem,...

Últimas Notícias

Diversificação entre cana, grãos e pecuária ganha peso na estratégia de redução de risco no agro

Modelo produtivo com diferentes culturas ajuda empresas agrícolas a mitigar efeitos de...

raízen
Últimas Notícias

Cosan pode vender participação na Raízen e holding deve ser dissolvida, diz CEO

Com uma diluição relevante da participação da Cosan na Raízen ao final...

DestaqueAgrícolaPopularÚltimas Notícias

Irrigação é usada pelas usinas como ferramenta de estabilidade operacional e redução de risco

 Déficits hídricos, volatilidade climática e busca por estabilidade aceleram irrigação no setor...