Home Últimas Notícias Missão conhece produção de etanol no Brasil
Últimas Notícias

Missão conhece produção de etanol no Brasil

Foto/Divulgação: Unica
Compartilhar

O processo de produção de etanol e seu uso em tecnologias automotivas é o tema da missão formada por representantes do governo, do setor privado e da academia de oito países da América Latina, Ásia e Europa. Na missão, que dura 10 dias e é organizada pela Unica (União Brasileira da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a ideia é realizar uma agenda de diálogo para promover o biocombustível internacionalmente. Nesta missão, também são parceiros a Representação do Brasil junto aos organismos internacionais em Londres e a Organização Internacional do Açúcar (ISO).

“Estamos muito entusiasmados em receber essa missão internacional, composta por países tradicionalmente produtores de açúcar, que enxergaram no etanol não só a oportunidade de diversificar a produção, como também de enfrentar os desafios da redução de emissões e os problemas de poluição”, afirma o diretor executivo da Unica, Eduardo Leão de Sousa.

A delegação é formada por especialistas da Tailândia, Filipinas, Singapura, Itália, Honduras, Guatemala, Colômbia. Eles vão conhecer os resultados positivos da produção de etanol para a economia do País, para o meio ambiente e para a sociedade. Desafios e avanços do setor, tecnologia, inovação e marco legal estarão na pauta das reuniões.

Em São Paulo, o grupo realizará visitas técnicas às indústrias dos setores sucroenergético e automotivo, ao Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), à Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Também estão previstos encontros com representantes do governo brasileiro, em Brasília.

“O etanol é uma energia limpa, comprovada e testada, resultado de muitos anos de investimento em pesquisa no Brasil. E como uma imagem vale mais do que mil palavras, mostrar como processamos a cana-de-açúcar em nossa indústria tem um impacto muito forte sobre as pessoas dessa missão internacional, que também são formadores de opinião, além de especialistas no tema”, disse o embaixador Marco Farani, da Representação do Brasil em Londres.

Marco Farani destacou as oportunidades de emprego que são geradas com a produção de etanol, ao mesmo tempo em que se produz uma alternativa limpa e renovável de energia. “O percentual de etanol na gasolina tem aumentado em alguns países, como a Índia e os Estados Unidos, então é fundamental que o Brasil, pioneiro no etanol, mostre a sua história de sucesso”, completou.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...