Home Últimas Notícias Índia atingiu meta de 10% de mistura de etanol antes do previsto
Últimas Notícias

Índia atingiu meta de 10% de mistura de etanol antes do previsto

Compartilhar

A Índia, o terceiro maior importador e consumidor de petróleo do mundo, atingiu a meta de misturar 10% de etanol de cana-de-açúcar na gasolina antes mesmo do previsto. A informação foi dada pelo primeiro ministro da Índia Narendra Modi em discurso para o povo indiano em comemoração ao aniversário de independência do país.

Modi disse, na ocasião, que torce para a independência energética do país. “Temos que ser autossuficientes em produção de energia”, disse.

Para uma nação, que depende da importação de 85%  de petróleo e 50% de gás, a chave serão as fontes alternativas de energia – de energia renovável a hidrogênio e a mudança para veículos elétricos a partir de gasolina e diesel atuais.

Em uma tentativa de reduzir a dependência do petróleo importado, o governo está está pressionando pela mistura de etanol, feito não só a partir da cana-de-açúcar como também por meio de outras commodities agrícolas que possam ser usados para a produção do biocombustível.

A meta de fornecimento de gasolina misturada com 10% de etanol (10% de etanol, 90% de gasolina) foi alcançada em junho, antes do cronograma original de novembro de 2022. Encorajado pelo sucesso, o governo indiano avançou a meta de fabricar gasolina com 20% de etanol em cinco anos, até 2025.

Na semana passada, o primeiro-ministro havia declarado que a mistura de 10% de etanol resultou na economia de cerca de Rs 50.000 crore em divisas, reduziu as emissões de gases de efeito estufa e deu aos agricultores uma fonte alternativa de renda.

A Índia é o quinto maior produtor mundial de etanol depois dos EUA, Brasil, UE e China. A expectativa é de que o fornecimento de gasolina com 20% de etanol resulte em uma economia de US$ 4 bilhões por ano. Além disso, o aumento da mistura expandirá o uso de energia renovável no terceiro maior importador e consumidor de petróleo do mundo e ajudará a transformar o arroz excedente do país e os grãos alimentares danificados em etanol.

Até 10,17% do etanol está sendo misturado na gasolina agora, acima dos 8,10% que eram misturados em 2020/21 e 5% acima do ciclo 2019/20. A mistura de etanol na gasolina era apenas de 1,53% no período da safra 2013/14. De acordo com o Ministério do Petróleo da Índia, 2 milhões de toneladas de petróleo bruto foram substituídas devido à mistura de etanol na gasolina durante os três primeiros meses e meio do atual ano fiscal que começou em abril.

Em 2020/21, foram substituídos 2,14 milhões de toneladas de petróleo bruto e 1,34 milhão de toneladas no ano anterior. O volume foi de 0,27 milhão de toneladas em 2013/14.

A maior quantidade já registrada, de 30,64 milhões de litros de etanol, foi adquirida por empresas de comercialização de petróleo no atual ano (dezembro de 2021 a novembro de 2022). O número é superior a 30,23 milhões de litros comercializados no ano passado e bem acima dos 1,73 milhões de litros vendidos em 2019/20.

Para uma mistura de 20%, serão necessários mais 10 milhões de litros de etanol. À medida que a disponibilidade de etanol aumenta, a quantidade equivalente de importação de petróleo bruto (usado para a produção de gasolina) é reduzida. O governo anunciou um imposto adicional por litro em combustíveis não misturados a partir de outubro de 2022 para incentivar a mistura.

Tradução RPAnews de Times of  Índia

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Saldo global de açúcar para 2025/26 deve ter superávit de 3,04 milhões de t, mais modesto que o esperado

Relatório da StoneX projeta aumento de 5% na produção mundial; produção da...

Últimas Notícias

Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da mobilidade sustentável

Tema será discutido em série de painéis dentro do novo espaço FenaBio...

Últimas Notícias

São Paulo lança consulta pública para criar certificado de garantia de origem do biometano paulista

Objetivo é estabelecer mecanismo estadual para incentivar produção e consumo do combustível...

Últimas NotíciasAgrícolaDestaque

ATR deve cair para R$ 1,15/kg na safra 2025/26, prevê Pecege

A safra 2025/26 deve registrar nova queda no preço do ATR (Açúcar...