Home Últimas Notícias Setor sucroenergético precisa trabalhar com horizonte estratégico de longo prazo
Últimas Notícias

Setor sucroenergético precisa trabalhar com horizonte estratégico de longo prazo

Compartilhar

O presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), Evandro Gussi, destacou, nesta terça-feira (16/08), durante a 28ª Fenasucro & Agrocana, em Sertãozinho, interior de São Paulo, a importância de o setor trabalhar com horizonte estratégico de longo prazo.

“Temos que ter em nosso horizonte um posicionamento claro. Precisamos estabelecer uma prateleira de oportunidades para o futuro. E a boa e a má notícia é que essa é uma decisão nossa. O elemento mais fundamental do mercado, que é a demanda por energia de baixo carbono, já está dado. Temos demanda crescente e oferta escalável. O que precisamos é propósito, visão estratégica e muito trabalho. Vamos olhar para a frente e garantir o match desse processo”, afirmou o presidente da Unica.

O futuro do setor também foi tratado pelo presidente de Honra desta edição da feira e presidente do Conselho de Administração da Copersucar, Luis Roberto Pogetti. Na cerimônia de abertura, ele reforçou que o setor tem “a oportunidade de ouro por ter tecnologia e produto disponíveis para atender a dois dos principais desafios globais: alimentação e descarbonização”.

No entanto, afirmou Pogetti, ainda há muito trabalho a ser feito. “Só vamos conseguir explorar esse futuro se a gente tiver produtividade. Temos que produzir mais, com menos recursos. Temos que dobrar a nossa produtividade em 15, 20 anos”, disse.

Geração de bioeletricidade foi homenageada

Outro tema em destaque no evento foi a geração de bioeletricidade. Nesta quarta-feira (17), foram homenageadas 61 usinas, dez comercializadoras de energia elétrica e cinco consumidores, detentores do Certificado e do Selo Energia Verde. A homenagem ocorreu durante o Seminário de Bioeletricidade UNICA/CEISEBR.

O Programa de Certificação da Bioeletricidade Energia Verde foi criado em 2015 pela Unica, em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL), que emitem o Certificado e o Selo Energia Verde. O Certificado Energia Verde é concedido a usinas sucroenergéticas; já o Selo Energia Verde pode ser solicitado e concedido a consumidores no mercado livre e comercializadoras que adquiram bioeletricidade das usinas detentoras do Certificado Energia Verde, desde que atendam aos critérios estabelecidos nas Diretrizes Gerais do Programa.

“Criamos o primeiro projeto do mundo focado na produção de energia estritamente a partir da biomassa da cana-de-açúcar, e estamos muito satisfeitos em ver como geradores e comercializadoras de energia elétrica ampliam o portfólio de fontes renováveis e de baixa pegada de carbono para atender à demanda pelo consumo responsável”, comentou o gerente de Bioeletricidade da Unica, Zilmar de Souza.

Ao longo de 2022, as 61 unidades detentoras do Certificado Energia Verde devem produzir mais de 11 mil GWh, sendo 65% exportados para a rede e o restante (35%) destinado ao autoconsumo das usinas sucroenergéticas. Trata-se de uma geração renovável equivalente a quase 40% da geração da Usina Belo Monte em 2021 ou a atender mais de 6 milhões de unidades consumidoras residenciais, além de evitar a emissão estimada de 4,2 milhões tCO2, marca que somente seria atingida com o cultivo de 30 milhões de árvores nativas ao longo de 20 anos.

Compartilhar
Artigo Relacionado
geada cana
Últimas Notícias

Geadas podem impactar significativamente canaviais, de acordo com StoneX

Levantamento da StoneX mostra como geadas e temperaturas abaixo de 5 °C...

Últimas Notícias

CRV Industrial recebe executivos da Wilmar International e reforça parcerias estratégicas

Visita de representantes da Nova Zelândia e do Brasil destaca integração global...

DestaqueÚltimas Notícias

Chuvas impactam colheita e moagem atinge 38,78 milhões de toneladas no início de junho

Na primeira quinzena de junho, as usinas da região Centro-Sul processaram 38,78...

Últimas Notícias

E30 eleva demanda por etanol em 1 bi L na safra, mas sem afetar preço, prevê Cerradinho

A CerradinhoBio estima um crescimento significativo na demanda por etanol a partir...