Home Últimas Notícias Ampliação de moagem de cana e da indústria da Usina Alta Mogiana foi tema de audiência pública
Últimas Notícias

Ampliação de moagem de cana e da indústria da Usina Alta Mogiana foi tema de audiência pública

A Alta Mogiana assumirá aproximadamente 600 mil toneladas de cana, a partir da safra 2026.
Compartilhar

A ampliação da moagem de cana-de-açúcar, da área construída e instalação de novos equipamentos no perímetro industrial da Usina Alta Mogiana foram discutidos em Audiência Pública, realizada pelo Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente), no dia 18 de agosto. A Audiência Pública foi sobre o EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente).

Totalmente aberta à população, uma audiência pública é um instrumento de participação popular para debater sobre a elaboração de um projeto de lei ou a realização de empreendimentos que podem gerar impactos à cidade, à vida das pessoas e ao meio ambiente. Divulgada em rádios e publicada em jornais, a audiência aconteceu no salão de eventos do LIONS Clube de São Joaquim da Barra e participaram cerca de 80 pessoas, entre autoridades e membros da sociedade civil.

Presidiu a audiência Anselmo Guimarães de Oliveira – Secretário-Executivo do CONSEMA, ao lado de Fábio Deodato, Representante técnico da CETESB São Paulo e de Ludimilla Auad, Conselheira do CONSEMA. Representando a Usina Alta Mogiana, Fernando Vicente, diretor Industrial, falou sobre a história da empresa beneficiando São Joaquim da Barra e região, destacando suas ações de responsabilidade social.

“Há uma preocupação muito forte nossa, do papel social que a usina tem que exercer. Não menos importante é a nossa responsabilidade de formação do nosso time. A questão educacional é nossa grande prioridade”, disse Vicente. 

A defesa técnica foi realizada por Danilo Fiori, da consultoria AMBIUM, organizadora e gerenciadora das informações estratégicas e ambientais da empresa. A gente sabe que em todo processo agrícola e industrial, é óbvio que impactos ambientais podem ocorrer. O importante é que a empresa tenha ciência, controle, consiga tomar as ações e mitigar isso da melhor forma possível”, disse Fiori

Representando o poder público, o prefeito de Ipuã, Ronywerton Pereira, falou sobre os empregos gerados para a região, bem como o apoio à comunidade em Ipuã, através por exemplo, de vagas dentro do programa Jovem Aprendiz ou, ainda, das aulas gratuitas de Natação, oferecidas com o patrocínio da empresa através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.

Atualmente, a Usina Alta Mogiana aguarda a emissão da licença ambiental ou se haverá manifestação da CETESB para complementar, posteriormente, a defesa do projeto.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...