Home Últimas Notícias Produção de cana-de-açúcar em Goiás deve crescer 2,8%
Últimas Notícias

Produção de cana-de-açúcar em Goiás deve crescer 2,8%

Foto/Ilustrativa: Colheita de Cana-de-açúcar
Compartilhar

Produção de cana-de-açúcar goiana deve crescer 2,8% na comparação com o ciclo anterior, atingindo 72,5 milhões de toneladas na safra 2022/23. Se a expectativa se confirmar, o resultado mantém o Estado do Goiás como o segundo maior produtor de cana entre os Estados e o Distrito Federal, correspondendo por 12,7% da produção nacional.

De acordo com o último levantamento do Boletim Agro Dados do Governo do Estado, de outubro, Goiás terá uma área de 953,2 mil hectares de cana-de-açúcar nesta safra, recuo de 1%, comparado ao ciclo anterior.

A produtividade do Estado também está melhor do que a média da cultura, que deve crescer 1,6% e atingir 70,4 t/ha. Em Goiás, a expectativa é deum TCH médio de 76 t/ha, o que significa uma alta de 3,8% em relação a safra 2021/22.

A estimativa do valor de ATR (Açúcar Total Recuperável) – indicador que representa a qualidade da cana, deve registrar média nacional de 133,2 kg/toneladas. Goiás se destaca com o 2° maior valor médio de ATR do país, chegando a conversão de 136,8 kg de Açúcar Total Recuperável por tonelada de cana processada.

No cenário nacional, 48,4% do ATR foi destinado para o processamento de açúcar. Para a produção de etanol, a estimativa de destinação do ATR para a fabricação do combustível é de 49,3%. No Estado de Goiás, onde a maior parte da produção de cana é voltada para o processamento de etanol, estima-se que 27,0% do ATR seja destinado à produção
de açúcar e 72,6% para produção de etanol.

A indústria sucroalcooleira deve utilizar 277,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, da safra 2022/23, para a produção de açúcar no Brasil, que devem resultar em 33,9 milhões de toneladas do produto – quantidade 3,0% inferior à produzida na temporada passada. Em relação ao etanol, a produção deve absorver 282,5 milhões de toneladas da cana-de-açúcar cultivada no país e gerar 25,8 bilhões de litros do combustível, recuo de 2,2% em relação à safra anterior.

Informações Agro Dados, do Governo do Estado de Goiás – outubro de 2022

Em Goiás, a produção de açúcar deve bater 2,2 milhões de toneladas, uma alta de 3% em relação a safra passada, o que corresponde a 6,7% da produção nacional. São 19,5 milhões de t destinadas a produção de açúcar no Estado.

Já a produção de etanol do Estado deve ser de 4,7 bilhões de litros, aumento de 2,4% na safra atual. O Estado é o segundo maior produtor de etanol do Brasil em relação a última temporada. Foram destinados 52,6 milhões de toneladas para a produção do biocombustível, 72,6% da produção total de cana do Estado.

Informações Agro Dados, do Governo do Estado de Goiás – outubro de 2022

Exportações de açúcar e etanol

As exportações nacionais dos produtos do complexo sucroalcooleiro estão aquecidas. No acumulado deste ano (janeiro a
agosto), verificou-se aumento de 8,4%, em comparação ao mesmo período de 2021, no valor obtido com as vendas externas, registrando 7,0 bilhões em receita para o país.

Na mesma base de comparação, em Goiás, houve recuo nas vendas externas, tanto em valor quanto em quantidade exportada. No acumulado da safra 2022/23 (janeiro a agosto) foram exportadas de 488,2 mil toneladas de açúcar, o que representa uma queda de 28% em relação a safra anterior. O açúcar correspondeu por 91,3% do valor das exportações vem do Complexo Sucroalcooleiro.

A exportação de álcool etílico, no acumulado da safra 2022/23 (janeiro a agosto) também caiu. Foi de 19,6 mil toneladas, 36,4% abaixo da última temporada, representando 8,7% das exportações do Complexo Sucroalcooleiro.

Por Natália Cherubin/RPAnews

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Associação de produtores de etanol dos EUA defende mistura permanente de 15% à gasolina

A American Farm Bureau Federation (AFBF), entidade que representa os produtores rurais...

India
AçúcarÚltimas Notícias

Preços do açúcar sobem com expectativa de menor volume de exportações pela Índia

Os contratos futuros do açúcar encerraram a quarta-feira (12) em forte alta...

Últimas NotíciasDestaque

São Martinho tem queda na moagem e redução nas margens financeiras na safra 2025/26

A São Martinho encerrou o primeiro semestre da safra 2025/26 com retração...

Últimas Notícias

México impõe tarifas de até 210% sobre o açúcar para proteger a indústria local

A estratégia para o produto faz parte do Plano México, da presidente...