Home Últimas Notícias Moagem de cana registra alta de 40,46% na primeira quinzena de outubro
Últimas Notícias

Moagem de cana registra alta de 40,46% na primeira quinzena de outubro

Compartilhar

A moagem de cana-de-açúcar na primeira quinzena de outubro na região Centro-Sul atingiu 27,69 milhões de toneladas, registrando crescimento de 40,46% em relação à quantidade registrada em igual período do ano passado, quando foram processadas 19,71 milhões de toneladas. No acumulado da safra, de acordo com o último levantamento da Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia), a moagem totalizou 458,70 milhões de toneladas ante 487,69 milhões de toneladas registradas no mesmo período de 2021 – queda de 5,94%.

O significativo incremento na quantidade de matéria-prima processada nesta quinzena ante o mesmo período do último ciclo decorre, em parte, ao encerramento precoce das unidades produtoras na safra passada por conta de adversidades climáticas que prejudicaram severamente o desenvolvimento da planta.

Até o dia 16 de outubro, 227 unidades estavam em operação no Centro-Sul frente às 189 na safra 2021/2022. Na primeira quinzena de outubro, 12 unidades produtoras encerraram a moagem de cana-de-açúcar do atual ciclo. No acumulado, o encerramento de safra atinge 31 unidades ante 73 usinas no ciclo anterior. Para a segunda quinzena de outubro está previsto o encerramento de mais 32 unidades produtoras.

Contudo, assim como registrado na última quinzena, a operacionalização da colheita foi prejudicada na primeira metade de outubro devido a um regime de chuvas consistente nas regiões produtoras de cana-de-açúcar, com maiores índices pluviométricos registrados no Paraná, Mato Grosso do Sul e região abaixo do rio Tietê em São Paulo.

Nesse contexto, de acordo com a Unica, a despeito do avanço da moagem nesta quinzena, a safra permanece defasada em aproximadamente 30 milhões de toneladas que serão recuperadas a depender do aproveitamento da moagem, que está sujeita às condições climáticas das próximas quinzenas. Cabe destacar que apesar do efeito adverso na moagem, a alta na pluviosidade tem favorecido o desenvolvimento da planta para a próxima safra.

A qualidade da matéria-prima colhida nos primeiros 15 dias de outubro, mensurada em kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar processada, apresentou redução de 8,07% na comparação com o mesmo período do ciclo agrícola anterior, registrando 143,78 kg de ATR por tonelada colhida. No acumulado da safra, a queda é de 1,53% com o indicador marcando 141,09 kg de ATR por tonelada.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...