Home Últimas Notícias Unica apresenta oportunidades de parceria com países asiáticos
Últimas Notícias

Unica apresenta oportunidades de parceria com países asiáticos

Crédito: Unica
Compartilhar

O diretor executivo da Unica, Eduardo Leão de Sousa, apresentou oportunidades de cooperação entre o setor sucroenergético brasileiro e os países asiáticos, durante o seminário internacional “O Brasil e a ASEAN”, nessa quinta-feira (1º/12), no Palácio Itamaraty, em Brasília. O evento reuniu embaixadores e diplomatas dos países da Ásia, representantes do setor privado e acadêmicos.

Com foco em energias renováveis, o encontro foi o primeiro organizado pelo Ministério de Relações Exteriores desde que o Brasil foi admitido como Parceiro de Diálogo Setorial da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), status conquistado em agosto deste ano.

“O peso econômico e a centralidade geopolítica do sudeste asiático não escapam à nossa política externa. O Brasil deseja aproximar-se ainda mais da ASEAN e compreende os benefícios que esse processo pode proporcionar a ambos os lados”, destacou o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Carlos França.

Oportunidades

O potencial de cooperação em biocombustíveis, como o etanol, foi tratado em painel mediado pelo embaixador Piragibe dos Santos Tarragô, enviado especial do Brasil para a ASEAN. Além do diretor executivo da Unica, Eduardo Leão de Sousa, participaram o embaixador da Tailândia, Saksee Phromyoth, e o gerente de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, Igor Celeste.

“A produção de etanol hoje está muito concentrada em poucos países, sendo que mais de cem nações produzem cana-de-açúcar e, com um pequeno esforço, podem ampliar para a produção de etanol”, afirmou o diretor executivo da Unica. “Temos um potencial grande de cooperação e estamos dispostos a colaborar no que for possível com os países para promovermos um mundo mais limpo e mais sustentável”, enfatizou Eduardo Leão.

Nessa perspectiva, a experiência consolidada do Brasil, em quase 50 anos com o etanol, apresenta uma solução viável e eficiente para uma das maiores demandas globais – a mitigação da crise climática. O etanol emite até 90% menos CO2 do que a gasolina. Nas últimas duas décadas, seu uso no Brasil evitou que cerca de 600 milhões de toneladas de CO2 fossem lançados na atmosfera, contribuindo para a saúde de milhões de pessoas e do meio ambiente.

Ao lado da contribuição para reduzir o aquecimento global, o etanol também proporciona o controle das emissões de poluentes, como o emblemático exemplo da cidade de São Paulo. Quarta cidade mais populosa do mundo, São Paulo é uma das metrópoles com o menor nível de poluição atmosférica. Em 2021, a cidade ocupou o 1.779º lugar na lista da IQAir, plataforma que monitora e ranqueia a qualidade do ar dos municípios ao redor do globo.

Outro ponto ressaltado foi o biocombustível como alternativa para o desafio de diversificação de fontes energéticas, reduzindo a dependência de fósseis.

O embaixador Saksee Phromyoth, da Tailândia, endossou o potencial de parceria entre o Brasil e os países da ASEAN na experiência com bioenergia, citando o etanol e o hidrogênio verde. “O Brasil é reconhecido em todo o mundo por suas fontes de energia renovável, agricultura e tecnologia, incluindo o etanol de cana-de-açúcar. Temos que olhar para o futuro a partir das oportunidades de compartilhamento desse conhecimento com a ASEAN”, afirmou.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...