Home Últimas Notícias “Sobra entusiasmo no que se refere ao futuro do etanol como uma das soluções relevantes para a descarbonização”, diz executivo da Unica
Últimas Notícias

“Sobra entusiasmo no que se refere ao futuro do etanol como uma das soluções relevantes para a descarbonização”, diz executivo da Unica

Compartilhar

A participação brasileira no Salão do Automóvel da Ásia, AutoExpo 2023, que ocorreu na última semana, teve um pavilhão exclusivo para o Etanol e que contou com a participação da Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia), APLA (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e visita de importantes Ministros da Índia para o programa do etanol, como o Ministro do Petróleo e Gás, Hardeep Singh Puri, e o Ministro dos Transportes, Nitin Jairam Gadkari, foi um sucesso, de acordo com o diretor executivo da Unica, Eduardo Leão de Sousa.

“Ao concluir essa produtiva missão à Índia, sobra entusiasmo no que se refere ao futuro do etanol como uma das soluções relevantes para a descarbonização da matriz de transportes no mundo”, disse.

Segundo Sousa, foi surpreendente presenciar a transformação do país indiano e a velocidade com que o etanol passou a ser percebido como uma alternativa para a descarbonização da Índia – que hoje é o 3º maior país emissor de CO2 do mundo –  e para a redução da dependência do petróleo importado, que representa hoje mais de 80% do seu consumo.

“Nos últimos 8 anos, a mistura de etanol na gasolina saiu de 1,4% para mais de 10%, e segue firme rumo aos 20% até 2025.  Além disso, nessa semana, montadoras locais e estrangeiras aproveitaram o salão do automóvel indiano para o lançamento de diversos modelos de carros e motos flex. Uma verdadeira transformação”, comemorou o diretor executivo da Unica.

Reunião da delegação, composta por Unica, APLA, ApexBrasil e Ministério das Relações Exteriores, com autoridades indianas de alto nível, do Ministério do Petróleo e Gás, Ministério da Agricultura, Alimento e Distribuição, Coordenação indiana do G-20, Coordenação do B-20 e setor produtivo de etanol Indiano, Indian Sugar Mills Association

Próximo passo será o estreitamento da cooperação global entre grandes países produtores de etanol, num esforço conjunto de promoção dos benefícios associados ao seu uso, envolvendo governos e setores privados de países como a Índia, Brasil, EUA e União Europeia, dentre outros.

“Em um ano em que a Índia presidirá o G-20, seguida da presidência do Brasil no próximo ano [em 2024], temos uma oportunidade histórica e única para consolidarmos os biocombustíveis como solução disponível, economicamente viável e ambientalmente sustentável para endereçar os grandes desafios globais deste século”, destacou Sousa.

Natália Cherubin para RPAnews

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

O ano de 2026 será de margem pressionada e juros altos para agro, diz executivo do Itaú BBA

O agronegócio brasileiro deve enfrentar um ano de 2026 marcado por custos...

Últimas Notícias

Produção de etanol dos EUA aumenta 2% na semana, para 1,113 milhão de barris por dia

A produção média de etanol nos Estados Unidos foi de 1,113 milhão...

cigarrinha cana
DestaqueAgrícolaÚltimas Notícias

Nova espécie de cigarrinha-da-raiz é identificada no Brasil e liga alerta na canavicultura

Pesquisa divulgada pelo Jornal da Unesp confirma a existência da Mahanarva diakantha,...

Últimas Notícias

StoneX projeta alta de 9,3% na produção de etanol do Centro-Sul em 2026/27 com avanço do milho e maior oferta de cana

A StoneX divulgou nesta quarta-feira, 26, sua primeira revisão para a safra...