Home Agrícola Benefícios da irrigação localizada frente aos efeitos do El Niño na agricultura
AgrícolaOpiniãoÚltimas Notícias

Benefícios da irrigação localizada frente aos efeitos do El Niño na agricultura

Foto ilustrativa Crédito: Netafim
Compartilhar

O agricultor sempre esteve atento aos fenômenos climáticos objetivando o planejamento de sua safra. Neste ano de 2023, um fenômeno chamado “El Niño” está assumindo a influência climática global.

Os fenômenos atmosféricos “La Niña” e “El Niño” fazem parte de um sistema que influencia em alterações na temperatura do oceano e nas condições climáticas da atmosfera. Esse fenômeno apresenta oscilações naturais de 2 a 7 anos. Em 2023, após três anos com característica de “La Niña”, o efeito do “El Niño” está ganhando força.

Este fenômeno se caracteriza pelo aquecimento, fora do comum, da temperatura das águas do Pacífico. Em termos práticos, espera-se um aumento das temperaturas em todo o país. Quanto à pluviosidade, a influência desse fenômeno é diferente nas regiões Norte e Sul do país. Devido à formação de uma zona de bloqueio na região central do Brasil, que impede que as frentes frias avancem para o Norte, é esperada uma intensificação das chuvas na região Sul e em parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste, em contrapartida, espera-se uma redução das chuvas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Observou-se que nos últimos anos, centenas de cidades no Rio Grande do Sul foram afetadas pela seca, como a cidade de Tupanciretã que possui uma média de chuvas em agosto de 2022 de 172 milímetros, mas só choveu 55 milímetros, afetando não só a agricultura e pecuária, mas o consumo humano também.

Diante deste cenário climático, o produtor necessita de ferramentas que o auxiliem a diminuir ao máximo a sua dependência do clima pois, mesmo em períodos chuvosos, tem os chamados veranicos, que são dias sem chuva e com baixa umidade relativa do ar que afeta diretamente na produtividade do cultivo.

A irrigação localizada é um método que permite ao produtor fornecer água e fertilizantes na medida e momento certo, com eficiência de aplicação superior a 90%. É uma ótima ferramenta para o produtor ficar preparado para os fenômenos climáticos que são cíclicos.

Através desse sistema de irrigação, o produtor consegue ter diversas informações quanto ao seu manejo de irrigação e de fertirrigação, através de tensiômetros, extratores de solução do solo, pHmetro e condutivímetros. A primeira ferramenta é utilizada para verificar a tensão do solo, ou seja, o nível de água que este solo apresenta, demonstrando quando irrigar ou não, a depender da fase de desenvolvimento do cultivo. Os extratores de solução do solo, são ferramentas que auxiliam os agricultores a conhecer os níveis nutricionais, de sais (através do condutivímetro) e o pH (através do pHmetro) da solução que está disponível no solo para a planta absorver.

A utilização dessas ferramentas aliadas ao sistema de irrigação por gotejamento traz resultados diretos no desenvolvimento do cultivo, além de proporcionar ao agricultor poder produzir sem depender das chuvas e verticalizar a sua produção.

 

*Maxwell Soares da Silva é especialista Agronômico da Netafim

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
India
Últimas Notícias

Usinas de açúcar da Índia devem ficar aquém da meta de exportação de 1,5 mi t

As usinas de açúcar da Índia não devem exportar toda a sua...

Temos VagasÚltimas Notícias

Colombo Agroindústria abre 700 vagas nas áreas agrícola e automotiva no interior paulista

Oportunidades abrangem funções operacionais e de liderança nas unidades de Ariranha, Palestina...

Últimas Notícias

Pelo sexto ano consecutivo, Uisa integra o ranking 100+ inovadoras no uso de TI

Iniciativas em automação, inteligência artificial e gestão de processos sustentam os últimos...

Últimas Notícias

Frentes Parlamentares e entidades dos setores energético lançaram a Coalizão pelos Biocombustíveis

Foi lançada nesta quarta-feira (04/02), na Câmara dos Deputados, em Brasília, a...