Home Últimas Notícias Perspectivas de produção global de açúcar enfraquecem em 2023/24
Últimas Notícias

Perspectivas de produção global de açúcar enfraquecem em 2023/24

Compartilhar

A produção global de açúcar será menor do que o consumo esperado pela segunda temporada consecutiva em 2023/24 (outubro a setembro), já que a produção brasileira quase recorde não será suficiente para compensar as reduções em outras regiões, disseram analistas na segunda-feira, 7.

A empresa de consultoria de açúcar CovrigAnalytics disse em um relatório que espera um déficit de oferta global de 2,2 milhões de toneladas em 2023/24, enquanto a corretor e provedora de serviços da cadeia de suprimentos Czarnikow vê um déficit de 900 mil toneladas.

A CovrigAnalytics atualizou suas estimativas de produção com cortes na Tailândia (-2,52 milhões de toneladas), Índia (-1,1 milhão de toneladas), Paquistão (-505 mil toneladas), China (-304,35 mil toneladas), União Europeia (-250 mil toneladas), Filipinas (-225 mil toneladas) e México (-215 mil toneladas).

“Esses cortes nas expectativas de produção se devem principalmente ao clima seco que afeta as safras e à menor área cultivada (em algumas regiões). O fenômeno El Niño pode prejudicar ainda mais o desenvolvimento e a colheita dessas safras em agosto-abril”, disse a empresa em um comunicado.

A produção de açúcar do Centro-Sul do Brasil deve aumentar para 38,7 milhões de toneladas, ante 33,8 milhões de toneladas na safra anterior, já que as usinas estão destinando o máximo possível de cana-de-açúcar para a produção do adoçante e o clima está favorável.

A CovrigAnalytics disse que as usinas no Brasil estão investindo em mais capacidade de produção de açúcar para poder usar até 55% da cana para produzir açúcar em alguns anos.

Já a Czarnikow disse que a produção na Tailândia será a menor em uma década, com apenas 7,4 milhões de toneladas, contra 10,8 milhões de toneladas na temporada anterior.

“Isso é impulsionado por uma combinação de clima quente e seco que prejudica o desenvolvimento da cana e uma grande mudança dos pequenos agricultores para plantar mandioca em vez de cana-de-açúcar”, disse a corretora em uma atualização de suas estimativas globais de açúcar.

A Czarnikow afirmou que o mundo consumirá uma quantidade recorde de açúcar em 2023/24, pouco mais de 179 milhões de toneladas, devido principalmente ao crescimento populacional que exige 2 milhões de toneladas de volume adicional a cada temporada.

Marcelo Teixeira — Reuters

Compartilhar
Artigo Relacionado
Cana-de-açúcar pode proporcionar um futuro mais verde e limpo e gerar novas oportunidades de rentabilidade para o produtor
Últimas Notícias

Em circular, Unica publica preço do ATR e diz que aguarda retomada do Consecana-SP

Enquanto aguarda a realização da Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária do Consecana-SP...

Últimas Notícias

Rubi S.A. promove Semana do Meio Ambiente e reforça compromisso com a sustentabilidade

Ação mobiliza colaboradores, comunidade e autoridades para promover a conscientização ambiental e...

Últimas Notícias

Morreu Leo Meirelles do Amaral, diretor jurídico da Unica

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) comunicou nesta terça-feira,...

Últimas Notícias

Produzimos mais em menos área se preservarmos o meio ambiente, afirma Lula

Na cerimônia de lançamento do Plano Safra 2025/26, nesta terça-feira, 1º, o...