Home Últimas Notícias Perspectivas de produção global de açúcar enfraquecem em 2023/24
Últimas Notícias

Perspectivas de produção global de açúcar enfraquecem em 2023/24

Compartilhar

A produção global de açúcar será menor do que o consumo esperado pela segunda temporada consecutiva em 2023/24 (outubro a setembro), já que a produção brasileira quase recorde não será suficiente para compensar as reduções em outras regiões, disseram analistas na segunda-feira, 7.

A empresa de consultoria de açúcar CovrigAnalytics disse em um relatório que espera um déficit de oferta global de 2,2 milhões de toneladas em 2023/24, enquanto a corretor e provedora de serviços da cadeia de suprimentos Czarnikow vê um déficit de 900 mil toneladas.

A CovrigAnalytics atualizou suas estimativas de produção com cortes na Tailândia (-2,52 milhões de toneladas), Índia (-1,1 milhão de toneladas), Paquistão (-505 mil toneladas), China (-304,35 mil toneladas), União Europeia (-250 mil toneladas), Filipinas (-225 mil toneladas) e México (-215 mil toneladas).

“Esses cortes nas expectativas de produção se devem principalmente ao clima seco que afeta as safras e à menor área cultivada (em algumas regiões). O fenômeno El Niño pode prejudicar ainda mais o desenvolvimento e a colheita dessas safras em agosto-abril”, disse a empresa em um comunicado.

A produção de açúcar do Centro-Sul do Brasil deve aumentar para 38,7 milhões de toneladas, ante 33,8 milhões de toneladas na safra anterior, já que as usinas estão destinando o máximo possível de cana-de-açúcar para a produção do adoçante e o clima está favorável.

A CovrigAnalytics disse que as usinas no Brasil estão investindo em mais capacidade de produção de açúcar para poder usar até 55% da cana para produzir açúcar em alguns anos.

Já a Czarnikow disse que a produção na Tailândia será a menor em uma década, com apenas 7,4 milhões de toneladas, contra 10,8 milhões de toneladas na temporada anterior.

“Isso é impulsionado por uma combinação de clima quente e seco que prejudica o desenvolvimento da cana e uma grande mudança dos pequenos agricultores para plantar mandioca em vez de cana-de-açúcar”, disse a corretora em uma atualização de suas estimativas globais de açúcar.

A Czarnikow afirmou que o mundo consumirá uma quantidade recorde de açúcar em 2023/24, pouco mais de 179 milhões de toneladas, devido principalmente ao crescimento populacional que exige 2 milhões de toneladas de volume adicional a cada temporada.

Marcelo Teixeira — Reuters

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaquePopularÚltimas Notícias

RPA Consultoria estrutura roadmap em Moçambique diante de desafios produtivos em usinas de cana

Análise em campo identifica gargalos estruturais, impactos climáticos e oportunidades de ganho...

etanol
Últimas Notícias

Aumento na mistura de etanol à gasolina melhora cenário para usinas

O Brasil, segundo maior produtor mundial de etanol, está considerando aumentar a mistura...

Últimas Notícias

Sócios da Raízen resistem a aporte maior e pedem nova proposta aos bancos

Shell e Rubens Ometto, da Cosan, tinham colocado na mesa uma injeção...

Últimas Notícias

Vale fecha acordo com chinesa Shandong para afretar os primeiros navios movidos a etanol

A Vale fechou um contrato de afretamento de 25 anos com a...