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Reino Unido sinaliza atrasos em política verde para não “levar povo à falência”

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O Reino Unido irá adiar algumas de suas políticas de emissão zero para aliviar a carga financeira das famílias, com uma ministra chegando a dizer que “levar o povo britânico à falência” não salvará o planeta.

O primeiro-ministro Rishi Sunak definiu, ainda nesta quarta-feira, 20, o que ele chamou de uma abordagem mais “proporcional” para atingir zero emissões líquidas até 2050, com a proibição de novos carros a gasolina e a diesel adiada de 2030 para 2035.

Algumas montadoras, que estão investindo na adaptação de suas fábricas para o lançamento de novos veículos elétricos, reagiram com raiva à notícia, enquanto alguns parlamentares do Partido Conservador de Sunak a receberam como uma decisão sensata.

A presidente da Ford no Reino Unido, Lisa Brankin, foi contundente. “Nossa empresa precisa de três coisas do governo do Reino Unido: ambição, compromisso e consistência. Uma flexibilização de 2030 prejudicará todas as três”, disse.

A adoção de veículos elétricos vem crescendo de forma constante, com mais de 1,1 milhão de carros elétricos nas estradas britânicas em abril – um aumento de mais da metade em relação ao ano anterior, representando cerca de um em cada 32 carros.

O Reino Unido foi a primeira grande economia a criar uma meta legalmente vinculante de zero emissões líquidas para 2050. As emissões caíram quase 50% desde 1990, com o fechamento das usinas de carvão e o crescimento da energia eólica offshore.

Aposta política

Com a expectativa de uma eleição nacional no próximo ano, Sunak parece estar apostando que a redução de algumas políticas verdes conquistará os eleitores indecisos, embora analistas e defensores do meio ambiente argumentem que um melhor isolamento e novas fontes de energia seriam mais baratos para as famílias no longo prazo.

Outras áreas que poderão ser revisadas são a introdução gradual de bombas de calor para substituir as caldeiras a gás nas residências e as metas de isolamento.

O próprio consultor independente do governo sobre ação climática disse em junho que o Reino Unido não está fazendo o suficiente para atingir sua meta de meados do século.

“Temos que adotar uma abordagem pragmática, proporcional e que também atenda aos nossos objetivos”, disse a ministra do interior, Suella Braverman, à Times Radio. “Não vamos salvar o planeta levando o povo britânico à falência”.

O governo já revisou a meta de carros em várias ocasiões nos últimos anos, estabelecendo uma meta inicial de 2040 antes de ser reduzida para 2035 e depois para 2030. A prorrogação da meta para 2035 coloca o Reino Unido em linha com a União Europeia.

Grandes grupos automobilísticos, como a BMW, a Volkswagen e a Stellantis, pediram clareza urgente.

A Ford disse que gastou 430 milhões de libras (US$ 532 milhões) em suas instalações de desenvolvimento e fabricação no Reino Unido, com “financiamento adicional planejado para o período de 2030”.

O ex-ministro da energia Chris Skidmore, que liderou uma análise do progresso de emissão líquida zero do país, disse que um atraso impedirá o Reino Unido de assumir a liderança na eletrificação da economia, alertando que os empregos e os investimentos iriam para outro lugar.

Sunak agora está tendo que equilibrar a necessidade de tranquilizar as grandes empresas com a tensão que enfrenta de seus próprios parlamentares para não fazer nada que possa exacerbar as pressões já sentidas pela alta inflação e pelo crescimento econômico estagnado.

Reuters/Kate Holton e Sarah Young
Com reportagem de Elizabeth Piper, William James, Susanna Twidale, Muvija M, Nick Carey e Sachin Ravikumar

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