Home Últimas Notícias Índia amplia restrições as exportações de açúcar
Últimas Notícias

Índia amplia restrições as exportações de açúcar

Compartilhar

A Índia estendeu nesta quarta-feira, 18, sua restrição às exportações de açúcar para além de outubro, já que o segundo maior produtor do mundo tenta reduzir os preços domésticos aumentando a oferta antes das eleições estaduais.

A restrição da Índia às exportações provavelmente influenciará os preços de referência em Nova York e Londres, onde os mercados já estão sendo negociados em torno de máximas de vários anos, provocando temores de mais inflação nos preços dos alimentos em todo o mundo.

A exportação de açúcar bruto, açúcar branco, açúcar refinado e açúcar orgânico sob alguns códigos será restringida além de outubro, de acordo com uma notificação emitida na quarta-feira pela Diretoria Geral de Comércio Exterior (DGFT).

As restrições à exportação de açúcar da Índia estão em vigor há dois anos. Durante esse período, a Índia alocou cotas de exportação para as usinas.

Na última temporada, que terminou em 30 de setembro, a Índia permitiu que as usinas exportassem apenas 6,2 milhões de toneladas de açúcar, depois de permitir que vendessem um recorde de 11,1 milhões de toneladas em 2021/22.

Fontes do governo disseram à Reuters em agosto que o país do sul da Ásia proibiria as usinas de exportar açúcar na temporada que começa em outubro, interrompendo os embarques pela primeira vez em sete anos, já que a falta de chuva reduziu a produção de cana.

“A restrição à exportação era esperada. Em vez do limite usual de um ano, desta vez o governo impôs uma restrição indefinida às exportações”, disse um negociante de Mumbai de uma casa de comércio global. “É improvável que o governo aloque cotas de exportação este ano, pois seu objetivo é reduzir os preços antes das eleições”.

Cinco estados indianos elegerão novas legislaturas no próximo mês, dando início a um processo de eleições regionais antes das eleições nacionais previstas para o próximo ano.

A Índia surpreendeu os compradores ao impor a proibição das exportações de arroz branco não-basmati, amplamente consumido, em julho, após a proibição das exportações de arroz quebrado no ano passado. Nova Délhi também impôs uma tarifa de 40% sobre as exportações de cebolas.

Os preços do açúcar na Índia estão próximos dos mais altos em mais de sete anos e a previsão é de que a produção caia 3,3%, para 31,7 milhões de toneladas em 2023/24, devido às chuvas de monções irregulares nos principais estados produtores de cana, Maharashtra e Karnataka.

Reuters/Rajendra Jadhav

Compartilhar
Artigo Relacionado
IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Grupo Colombo realiza investimento recorde na safra 2024/2025

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...

Últimas Notícias

Produtividade da cana no Centro-Sul cai 12% em maio, aponta CTC

Safra na região Centro-Sul registra 80,8 toneladas por hectare em média As...

Últimas Notícias

Incêndio destrói 63 hectares de canavial em Bom Despacho (MG)

Um incêndio atingiu um canavial na tarde de domingo, 29, e destruiu...